IMPOSTO RENDA 2026 ME AJUDA

0
    FR
    🌱
    🌱 Iniciante142 pts
    1 respostas0 visualizações
    Opa, pessoal! Beleza? Então, me formei no final de 2025, porém ainda não trabalho na área totalmente (sou CLT em outro ramo). Este ano, decidi dar início à minha jornada de contador, então comecei pegando alguns Impostos de Renda de colegas para fazer. Durante o processo, recebi alguns questionamentos sobre a documentação. Muitos colegas de trabalho argumentaram que, em declarações anteriores, entregaram apenas o informe de rendimentos da empresa para o contador e "deu certo". Minha dúvida é: É realmente necessário pedir outros documentos, como informes de rendimentos bancários, documentos de imóveis, etc.? Digo, por ser tratar de pessoas mais comuns, talvez essa nao seja discrição mas legal, mas acho que vocês entenderam Estou tentando fazer da forma que aprendi, mas agora estou com um pouco de receio.
    IR

Respostas da Comunidade (1)

1
    Melhor Resposta

Olá! Sim, é necessário pedir todos os documentos, não só o informe de rendimentos da empresa. O que acontece é que muita gente teve “sorte” em anos anteriores — mas isso não significa que estava correto, nem seguro. O informe da empresa cobre apenas rendimentos do trabalho. Mas a declaração envolve muito mais, como: Rendimentos bancários (juros, aplicações, poupança), Bens e direitos (imóveis, veículos, etc.), Dívidas e financiamentos e Despesas dedutíveis (saúde, educação) .Ou seja: se você entrega só o informe da empresa, a declaração pode ficar incompleta ou incorreta.

RA
    🌱
    🌱 Iniciante20 pts

Faça login para responder esta pergunta.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.