Últimas Atividades
As últimas atividades da comunidade.
Receita vai exigir CNPJ de autônomos em julho/26?
A Receita disse isso "A partir de julho de 2026, as pessoas físicas que sejam contribuintes da CBS e do IBS, deverão se inscrever no CNPJ. A inscrição no CNPJ não transforma a pessoa física em jurídica, servindo apenas para facilitar a apuração do IBS e da CBS." Por exemplo: trabalho como autônoma, como motorista de caminhão terceirizada de uma transportadora. A partir de julho, vou ser obrigada a ter um CNPJ alfanumérico e emitir nota fiscal?
Nota de débito tipo 7 - Baixa por perdas
Com relação a nota de débito tipo 7 - Baixa por perda - Hoje utlizamos o CFOP 5.927 hoje para emissão da NF. Como vai ficar a partir de agosto? Será emitida apenas tratando o IBS/CBS ou poderá incluir o ICMS também? Se não, o estorno será do crédito será via apuração ou será necessário emitir outra NF tratando o ICMS?
Sped ecd erro bloco I validador erro........,.
Estou com problema de erro bloco I Como resolver?
FICHA JUCESP - COMPLETA E SIMPLIFICADA - correção?
Boa tarde! Tudo bem? Na Jucesp na ficha simplificada aparece apenas uma vez os dados do sócio, porém na ficha completa aparece 2 vezes os dados do sócio (repetida a informação). Devo solicitar alguma correção na ficha?
Dúvidas no cenário de Pagamento Antecipado (Nota de Débito)
Boa tarde! Como é de ciência de todos, com o ingresso da reforma tributária precisamos emitir, além de outros cenários, nota fiscal de débito (finalidade 06, tipo 06) para pagamento antecipado de cliente. Estamos em fase de adaptação do sistema para começar a emitir estas notas fiscais e surgiram algumas dúvidas, que vou listar a seguir: 1- Emitindo a Nota de Débito no ato do pagamento antecipado, com destaque de IBS e CBS, e, depois, emitindo a efetiva nota fiscal de venda no ato da entrega da mercadoria e com destaque de IBS e CBS novamente, não ocorrerá bitributação? 2- Esta Nota de Débito referente ao pagamento antecipado não vai gerar distorsão na contabilidade? Não vai ficar parecendo que tivemos duas receitas pela emissão das duas notas? 3- No caso de pagamento antecipado parcial, a Nota de Débito deverá ser emitida apenas com o valor que foi efetivamente pago na antecipação, correto? Mas como vai ficar o valor dos materiais nesta Nota de Débito? Pois o valor do pedido vai ser diferente do valor pago a título de antecipação. Devo fazer um rateio proporcional ao valor que foi pago na antecipação? 4-Em caso de emitir a Nota de Débito por conta do pagamento antecipado e o cliente, posteriormente, cancelar o pedido, como devo fazer para regularizar este débito emitido? Emitir uma Nota de Crédito para anular a Nota de Débito?
Exportação de bens materiais - créditos IBS e CBS
Boa tarde! Para industrias Como nas exportações de bens materiais não existe a incidência de IBS e CBS, os créditos dos impostos gerados das aquisições dos materiais (insumos) utilizados na produção desses materiais poderão ser ressarcidos? Obrigada.
MEI - Limite anual ultrapassado 2025/2026
Ola boa tarde tudo bem ? tenho um cliente que é MEI que foi aberto no mes 10/2025 com limite que poderia faturar de R$ 20250,00 porem ela ultrapassou faturando em 2025 R$ 61122,93. como faço a apuração de impostos e o desenquadramento de forma correta ?
CASO DE ATIVO IMOBILIZADO E ACONSELHAMENTO PROFISSIONAL
Olá, comunidade! Espero que estejam bem. Sou iniciante no setor contábil e gostaria de dicas dos veteranos, principalmente no que se refere a buscar fundamentações nas normas para fazer a contabilização do fatos. Muitas vezes fico perdida nas contas corretas a serem utilizadas. Vou compartilhar um caso com vocês, se puderem me aconselhar: Estou realizando os lançamentos de uma holding e foi feita a aquisição de um imovél em 2021 que eu contabilizei debitando edifícios e creditando fornecedor, já no ano de 2022 começaram a reformar esse imóvel, compraram telhas, mármores, contrataram empreiteiros, fizeram impermebialização... E são esses lançamentos que me geram dúvida: eles são ativados na conta edifícios? Como o imovél está sendo reformado é mantido a depreciação?
Encerramento filial Associação Itu/matriz Diadema
Bom dia! Gostaria de tirar dúvidas do encerramento de uma filial de Associação, visto que o procedimento é em cartório. A matriz está em Diadema (São Paulo) e a filial em Itu (São Paulo). Estou com a documentação pronta para registro no cartório da matriz Diadema (São Paulo). Depois devo levar para registro no cartório de Itu (São Paulo) que está a filial? E como devo proceder na Receita/DBE?
Pedágio no CTe - Como fazer a indetificação no XML
Alguém pode me ajudar a entender se é possível excluir o valor do pedágio destacado no CT-e da base de cálculo do PIS/COFINS? Existe fundamento legal para essa dedução? Além disso, há alguma forma de identificar essa informação no XML do CT-e e, em caso positivo, quais campos devem ser utilizados?
DBE RECEITA FEDERAL - ALTERAÇÃO - DESENQUADRAMENTO MEI PARA ME
Bom dia! Enviei o DBE para a Receita Federal, na parte de processos que sou o interessado principal, ele esta na aba dos arquivados, enviei no dia 08/06 e no dia 09/06 a situação estava Documentos não Juntados ao Processo, hoje ele esta como situação arquivado. qual o próximo passo? é a primeira vez que faço desenquadramento, estou totalmente perdida. Não sei se deu certo o DBE, ou se eu perdi o prazo.
ECD Descentralizada uma ECD para cada Filial
Quando é feita a opção por entrega de ECD Descentralizada, é obrigatorio entregar a ECD da Matriz e Filiais ? Por exemplo são 2 filiais, precisa entregar 3 ECDs 1 Matriz e 2 Filiais com informação no bloco 0020 ? Porque o Sistema Contabil que utilizo está com erro para gerar a centralizada por a tabela de movimentações contabeis não é compartilhada. Então vamos entregar a descentralizada.
PIS E COFINS LUCRO PRESUMIDO - TRIBUTAÇÃO
Olá, pessoal. Ganho de capital na venda de bens do ativo imobilizado,tributa pis e cofins? A empresa é do lucro presumido. Poderiam me ajudar?
Bonificação conjugada com a venda - ICMS
Bom dia, Nota de venda conjugada com bonificação, quanto ao item bonificado, a isenção do ICMS cabe apenas para uma unidade bonificada ou para todos os itens bonificados? Ex: 10 unidades bonificadas 1 unidade com isenção de ICMS 9 unidades tributadas
Certidão de Inexistência de CNPJ de Filiais
Tenho uma empresa aqui que criou diversas filiais em 1979, e não tem cnpj atribuido a elas, preciso baixar, e a Jucesp solicitou certidão de inexistência de cnpj junto a receita federal. Como obter essa certidão?
PRAZO DE GUARDA DE DOCUMENTOS FISCAIS DE ACOROD COM A REFORMA
Boa noite, Gostaria de saber qual o prazo de guarda de documentos fiscais. Se alterou algo com a reforma tributária/?
Apuração de impostos de uma empresa de representação comercial do Lucro presumido
Boa noite, estou com um possível cliente de uma empresa de representação comercial do Lucro presumido e gostaria de entender as alíquotas de impostos para essa empresa e sobre as retenções na NF
Me ajudem a achar um CNAE para abertura do MEI
Boa tarde, alguém poderia me ajudar, é minha primeira abertura do MEI e não achei muitos CNAEs para essa atividade Cliente realiza prestação de serviços com máquina agrícola, incluindo gradagem de solo e aplicação de defensivos agrícolas (veneno). Nesse caso, posso realizar a abertura utilizando o CNAE 0161-0/03 – Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita, ou seria mais adequado utilizar outro CNAE em razão da atividade de pulverização? A pulverização não é a atividade principal
Sobre a nova estrutura da DRE CPC 51 em 2027
Boa tarde! A nova estrutura da DRE em janeiro de 2027 é obrigatório apenas para empresas de capital aberto?
Pendências para CNPJ MEI que nao entregou nada desde que aderiu ao MEI
Boa Tarde, Estou no final da minha faculdade e me apareceu a minha primeira cliente MEI, ela se cadastrou em 12/12/2025 e me falou que até então nao pagou nenhum imposto mensal e ate o momento não foi feita a declaração anual. 1 - Primeiro tenho que fazer a declaração anual para depois regularizar os impostos atrasados? 2 - Mesmo tendo criado o MEI no dia 12/12/2025 (final do ano) é obrigatório a entrega dadeclaração anual? 3 - Até o momento tem 5 guias mensais atrasadas, tem a possibilidade de fazer um parcelamento? 4 - A cliente me solicitou que a ajudasse com seu CNPJ, alem das obrigações ja citadas, que outros tipos de serviço eu poderia oferecer para a minha cliente MEI? e qual o valor mais o menos a se cobrar?
Crédito CBS (compra) x Débito CBS (venda)
Caros colegas, boa tarde. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre a sistemática prática da CBS (vamos considerar somente a CBS). A princípio a CBS/IBS foi regulamentada por uma sistemática de débito e crédito (não cumulatividade plena), onde o crédito da compra está condicionado ao pagamento, então desenhando a lógica tributária alinhada a realidade do mercado, temos a título de exemplo; Data 12/01/2027 Aquisição de mercadorias para revenda preço R$ 1.500,00 CBS 9,43% Cálculo do crédito ((1.500/1,0943)*0,0943) = 129,26 1° no ato R$ 500,00 | 2° 30 dias R$ 500,00 | 3 ° 60 dias R$ 500,00 Crédito 1° = R$ 42,09 | 2° R$ 42,09 | 3° R$ 42,09 Vamos supor a venda Data 20/01/2027 Venda preço: 2.200,00 CBS 9,43% Cálculo débito ((2.200,00/1,0943)*0,0943) = R$ 189,58 Cenário da apuração Crédito R$ 42,09 | Direito a 1/3 do crédito Débito R$ 189,58 | resultado da apuração CBS a recolher = R$ 147,49 Estão pensando dessa forma também?
Questionamento sobre Responsabilidade pelo Recolhimento do ISS
Recebi uma Nota Fiscal de Prestação de serviço (Estado São Paulo) "Empreita, manutenção Eletrica (Bomba de Agua), e estava com ISS retido (3%). Por que o ISS é tratado como retenção na operação de empreita ? Qual é o fundamento legal para a retenção do ISS pelo tomador do serviço e em quais situações o imposto deve ser recolhido pelo prestador em vez de ser retido?"
Qual melhor sistema para integraçaõ de XML com a Domínio?
Boa tarde Pessoal. Estou pensando em contratar a SIEG, mas tenho medo de não funcionar 100%, visto que no estado do Paraná não consegue puxar automaticamente as NFC-e, então o sistema fica dependendo dos sistemas de emissão de notas dos nossos clientes. Alguém tem alguma coisa a contribuir sobre o funcionamento da SIEG ou indica algum outro sistema?

Lançamento do faturamento total de 2025 no PGDAS-D de janeiro. Parcelamento do PGDAS-D e retificação
Tenho um cliente que lançou no PGDAS-D de janeiro todo o faturamento de 2025, no valor de R$ 209.570,00. Gerou um DAS de R$ 13.000,00. Ele fez o parcelamento, pagou a primeira parcela, mas retificou o PGDAS-D de janeiro com o valor correto de faturamento no valor de R$ 7.000,00 e fez o pagamento do DAS retificado no valor de R$ 431,31. Ele cancelou o parcelamento, mas continua aparecendo o valor de R$ 13.000,00 no sistema do Simples Nacional. Como resolver isso?
Simples Nacional - normal e novo formato hibrido
Com o simples hibrido, as empresas tenderam a comprar mais de empresas que possuam credito, logo o simples , grande maioria, optara pela modalidade hibrida. Nessa modalidade o simples continua com as mesmas aliqotas, a diferença será que a apuração de IBS e CBS, será por fora da apuração e tributada como as demais empresas, correto?

Página gov desconfigurada - não consigo colocar o código
Erro ao tentar incluir o código do gov do cliente. Coloco o código e a página trava não vai para frente. Se eu excluir o cache funciona, mas perco todos que já tenho salvo. Alguém sabe arrumar isso? Desde já agradeço.
TESTE DA MATERIA PRIMA PARA IR PARA O PROCESSO DE PRODUÇÃO
Dúvida sobre crédito de PIS/COFINS: esses testes são relevantes para determinar se a matéria-prima está coerente com o processo, para verificar se é possível tomar crédito? Eles são enviados ao laboratório e depois seguem para o processo.
RETIFICAR IRPF 2026 APÓS APROVAÇÃO FINANCIAMENTO IMOVEL
Bom dia, pessoal Um cliente solicitou para que aumentasse a renda dele no IR deste ano para que ele conseguisse aprovação da Caixa Economica (financiamento de imóvel). Deu quase 7mil de IR a pagar, parcelou e pagou a primeira quota. Agora, o financiamento foi aprovado e ele quer que retifique o IR dele para o que estava antes (não estava dando nada a pagar). É possível? Se possível, ele pega o valor pago de volta? Se pega o valor pago de volta, onde solicitar restituição? Leva muito tempo pra receber?
PIS e CoFINS sobre bebidas frias e a segragação de receita do simples nacional
Bom dia, empresa do simples nacional que que revende bebidas frias, agua, refrigerante e cervejas ela pode segregar a receita do pis e confins do simples nacional sobre suas vendas, como monofásico? Cerveja com álcool também pode ser segregado? E para o ano de 2027 essas receitas como fica ainda continua como monofásica com a vigência do CBS?
Cadastro de código ncm - critério de cadastro
Bom dia, é obrigatório que o cadastro do NCM contenha o ponto conforme tabela da Receita Federal? 0101.21.00 ou pode ser 01012100