INSS PRO LABORE - ESOCIAL

MB
    🌱
    🌱 0 pts
    Prezados bom dia! Estou com uma dúvida bem similar a da colega Viviane colocada mais abaixo, é meu primeiro atendimento e ele veio de uma outra contabilidade o qual gerava as guias de pagamento e por isso estou com duvida no INSS. 

1) No DAS já vem um desconto do INSS, até aqui tudo bem. Anexo "a"

2) No pró-labore desconta 11%, neste caso a guia vai ser gerada via esocial e dctf web, corrreto? Anexo "b"

3) Conforme anexo c) existe um outro darf CP SEGURADOS - CONTRIBUINTE INDIVIDUAL 11%, este DARF eu estou com dúvida, ele se trata de que? e é gerado manualmente ou é pelo esocial e DCTF?

Não existe funcionário é apenas o pró-labore do sócio.
    A empresa também está no anexo III.a) INSS EMBUTIDO NO DAS.pngb) INSS SOBRE PRO LABORE.pngc) DARF AVULSO CP SEGURADOS - CONTRIBUINTE INDIVIDUAL 11-  CODÍGO 1099.png
    1 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Marciano.
    Há uma diferença entre o INSS dentro da Guia do Simples com o INSS do pro labore. O primeiro e o INSS Patronal pago pela empresa para custear a previdência - o segundo é o INSS do sócio para benefício do mesmo perante a previdência.
    O anexo A é o INSS Patronal parte da empresa, tudo certo...
    O Anexo B é os 11% parte do sócio para ter os benefícios da previdência.
    Ja o Anexo V o valor estar esse, pois a competência é Abril/2023 salário ainda era R$ 1.302,00 - por isso esse valor (R$ 1.302,00 x 11%= R$ 143,22
    Quando a Competência for Maio/2023 e o pagamento será dia 20/06 o valor da guia será os 11% de R$ 1.320,00.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.