CTE E MDF-e - MEI

JS
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, tenho um cliente que ele é MEI e agora ele quer migrar para o MEI Caminhoneiro. Pelo que eu vi, eu consigo, migrar pelo portal dom empreendedor. Correto?

Outra dúvida é, ele gostaria de emitir MDF-e e CTE, como faço? Tem algum programa gratuito que eu possa emitir pra ele?

Precisa recolher, algum tipo de imposto, sendo que carrega de SC para RS, ou vise versa.

5 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá João, bom dia.
    Você pode migrar para o MEI Caminhoneiro pelo Portal do Empreendedor. Basta acessar o portal e fazer a alteração das ocupações profissionais do cadastro para as ocupações exclusivas do MEI Caminhoneiro.
    Existem programas gratuitos que podem ser utilizados para emitir MDF-e e CT-e. Um exemplo é o FreeCTe, que permite a emissão de documentos fiscais de forma descomplicada e gratuita. A Sebrae também disponibiliza o Emissor gratuitamente.
    Nas operações interestaduais, a alíquota do ICMS é de 12% quando o destinatário está localizado no Rio Grande do Sul. Portanto, consulte a legislação estadual para ver se é necessário recolher o ICMS sobre o transporte de mercadorias entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
    Espero ter ajudado

JS
    🌱
    🌱 0 pts

Sabe me dizer até quantos MDF-e e CTE posso emitir por mês para esse cliente?
    Precisa fazer certificado digital?

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@João Vitor Farias De Souza Não há um limite específico de quantos MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) e CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) você pode emitir por mês através dos programas gratuitos oferecidos pelo Sebrae.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.