DESENQUADRAMENTO

WS
    🌱
    🌱 0 pts

Prezados,

Me apareceu um caso de uma empresa que está enquadrada no MEI, excedeu o limite de faturamento nos anos anteriores, as declarações anuais foram entregues com um valor bem abaixo do que de fato a empresa fatura. A empresa continua suas atividades normalmente como se nada se tivesse acontecido.

Nesse cenário, faço o desenquadramento agora e segue a vida ou faço um levantamento do que de fato faturou nos anos anteriores e retifico as declarações?

4 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá William, tudo bem?
    O correto é levantar o faturamento real dos anos anteriores, retificar as declarações do MEI e, em seguida, providenciar o desenquadramento para o regime tributário correto. Assim, você garante que a empresa evite problemas futuros com a Receita Federal.

Porém, é importante informar ao cliente que isso exigirá contabilidade retroativa, além do cálculo dos impostos no Simples Nacional com correção de juros e multas.

Espero ter ajudado!

WS
    🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes , entendi, com respeito a contabilidade concordo contigo, porém o cliente não tem organização nenhuma, usa a mesma conta bancária pessoal para movimentar a empresa, além disso não tem mais os documentos relacionados aos períodos anteriores. Diante desse cenário fica complicado fazer uma contabilidade retroativa, eu orientei ele abrir uma conta para empresa e organizar a parte financeira, agora os períodos anteriores fica difícil.

Diante disso se eu levantar um balanço de abertura em 31/12/2024 e seguir a contabilidade a partir de 2025 pode ser?

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@William Rosa Da Silva Olá, tudo bem? Entendi, mas preciso te passar a orientação correta e você avalia de acordo a realidade do seu cliente como seguir daqui em diante. Sei que a realidade é outra e esses casos ficam a critério de cada contador também... Quanto ao balanço de abertura, você pode fazer dessa forma sim.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.