O cliente já queria dar baixa nesse CNPJ pois voltou a trabalhar CLT. Portanto, ele não pretende mais ter um CNPJ ativo.
Desenquadramento MEI
Olá, boa tarde,
Um cliente teve faturamento de R$113.400,00 em 2023, porém quando fui transmitir a declaração anual, o portal não permitiu. Acessei o Ecac para verificar a situação fiscal do contribuinte e o CNPJ não está optante pelo SIMEI, nem pelo Simples Nacional. Aparece que ele foi excluído de ambos em 31/12/2023. O porte consta como micro empresa e o CNPJ está ativo. O CNPJ possui débitos de R$0,16 porém o valor mínimo para pagamento é R$10,00.
1- O que fazer nessa situação?
2- Posso dar baixa nesse CNPJ? Como fazer?
3- Posso dar baixa mesmo sem a possibilidade de envio da declaração anual de faturamento? Ele não vai pagar uma porcentagem pelo valor excedente?
4- Se der baixa não precisa enviar essa declaração?
Respostas da Comunidade (2)
Olá Samira
Os MEIs foram intimados a regularizar seus débitos, caso não fizessem, seriam Desenquadrado do MEI e do SN, o que aconteceu no caso.
Como informou que o limite foi ultrapassado, verifique se o motivo de Desenquadramento foi pela inadimplência ou pelo Limite estourado (Portal Simples Nacional - Consulta operante).
Com essa informação, você irá tomar as devidas providenciar para regularizar esse CNPJ. Caso prossiga com a baixa, primeiro terá que realizar a Alteração Contratual e após isso solicitar a baixa da empresa.
Espero ter ajudado.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.