Desenquadramento MEI

FB
    🌱
    🌱 0 pts

Pessoal, estou com uma cliente que atendi por IRPF, porém que identifiquei o desenquadramento por faturamento em 2023 dentro dos 20%.

Com isso, ela acabou me procurando em Maio/24 e portanto estava utilizando o CNPJ como MEI até esse período.

Ela chegou a emitir NFse pelo site do governo federal e não pela NF do milhão da prefeitura de SP e pagou as DAS MEI de alguns meses.

Estou com 2 dúvidas:

1. Ela precisa reemitir essas NFs que emitiu no padrão MEI na nota do milhão?

2. Tentei recuperar o crédito do DAS SIMEI, porém o programa me impediu dizendo que ele só deve abater do mesmo imposto (INSS com INSS, IRPJ com IRPJ), porém o que o programa me mostrou era exatamente os mesmo impostos, sabem como posso resolver isso? Será que só vou conseguir recuperar por estorno?

1 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Flávio

Não precisa emitir novamente as Notas dos Serviços, mas precisa enviar a apuração desses valores dentro do Portal do Simples Nacional - PGDAS.

Após essa apuração, o Desenquadramento de MEI para ME, os valores pagos no DAS MEI vai estar disponível para recuperação, por isso, regularize primeiro a situação desse MEI, ou seja, solicita o Desenquadramento, Faz o processo de alteração Contratual, faz a apuração do Simples Nacional, e depois veja o crédito pago como MEI.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.