DÚVIDA - MEI TECNOLOGIA - LIMITES

JS
    🌱
    🌱 0 pts

Estou com um cliente novo, e eu estou ingressando no mundo do MEIA e estou com a seguinte dúvida (dúvida do cliente tbm)

Ele é MEI CNAE de tecnologia, e está quase no limite do teto anual bruto, e ele quer saber o seguinte:

Se ele comprar equipamentos no CNPJ dele, para a empresa dele, ele consegue abater de alguma forma isso no MEI dele e não desenquadrar para ME?

1 respostas4 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Jackeline, boa noite.

No regime do MEI (Microempreendedor Individual), não é possível abater despesas de compras de equipamentos ou quaisquer outras despesas para reduzir a receita bruta anual e evitar o desenquadramento para Microempresa (ME). O limite de faturamento anual para o MEI é de R$ 81.000,00, e esse valor considera a receita bruta, independentemente das despesas incorridas.

Considerações Importantes

1. Limite de Faturamento:

• O limite de faturamento anual do MEI é de R$ 81.000,00. Se ultrapassar esse valor, o MEI será desenquadrado e passará a ser tratado como ME ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), dependendo do faturamento.

2. Despesas e Abatimentos:

• O regime tributário do MEI é simplificado e não permite o abatimento de despesas. O cálculo dos tributos devidos é feito com base no faturamento bruto, sem deduções.

O que fazer se o faturamento ultrapassar o limite?

1. Desenquadramento:

• Caso o faturamento ultrapasse o limite de R$ 81.000,00, o MEI deverá solicitar o desenquadramento e passar a operar como ME. Isso pode ser feito diretamente no Portal do Empreendedor.

2. Benefícios de Migrar para ME:

• Abatimento de Despesas: Ao migrar para ME, o empresário pode optar pelo Simples Nacional, onde é possível abater despesas operacionais, incluindo a compra de equipamentos, o que pode reduzir a base de cálculo para alguns impostos.

• Maior Flexibilidade: Operar como ME oferece mais flexibilidade para crescer, contratar funcionários e obter linhas de crédito.

Procedimentos para Desenquadramento

1. Solicitação de Desenquadramento:

• Acesse o Portal do Empreendedor e siga as instruções para o desenquadramento do MEI.

• Registre a nova empresa na Junta Comercial do seu estado.

• Obtenha um novo CNPJ para a ME.

2. Opção pelo Simples Nacional:

• Após desenquadrar do MEI, opte pelo regime do Simples Nacional, que permite a tributação com base no lucro presumido ou lucro real, possibilitando o abatimento de despesas.

Planejamento para Evitar Surpresas

• Monitoramento do Faturamento:

• É essencial monitorar constantemente o faturamento para não ser pego de surpresa ao ultrapassar o limite do MEI.

• Planejamento de Compras:

• Planeje as compras de equipamentos e outros investimentos considerando a projeção de faturamento, para evitar ultrapassar o limite do MEI sem estar preparado para a migração para ME.

Conclusão

No regime do MEI, não há como abater compras de equipamentos ou outras despesas do faturamento bruto. Se o limite de R$ 81.000,00 for ultrapassado, o melhor caminho é migrar para Microempresa (ME), onde a gestão financeira será mais complexa, mas com a vantagem de poder abater despesas operacionais, incluindo a compra de equipamentos, no cálculo dos tributos devidos.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.