Escrituração MEI

PM
    🌱
    🌱 0 pts

Eu gostaria de saber como é a escrituração contábil do MEI, sua periodicidade e como é na prática (nome dos documentos/declarações).

Como seriam os lançamentos, onde seriam?

Quais balanços seriam em quais sistemas?

Como seria a DRE?

Alguém poderia esclarecer-me, minuciosamente?

Gratidão, gratidão, gratidão

5 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Poliana, tudo bem?

A contabilidade vai ser feita como se faz uma ME. Balanço, Balancete, DRE, como de qualquer outra empresa que não seja MEI.

Pode fazer a distribuição de lucros (é a maior vantagem que o MEI tem se optar pela contabilidade mensal, devido a isenção na declaração do IRPF)…

E você vai lançar todos pagamentos, recebimentos e após isso fazer as demonstrações citadas acima (balanço, balancete, DRE…).
    Caso tenha empregado, também serão realizadas todas as obrigações trabalhistas e previdenciárias pertinentes a esse colaborador.

Para esclarecer melhor, recomendo que você assistia as aulas sinalizadas abaixo que deixarei o link:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/121631-lives-regimes-de-tributacao/3492679-como-fazer-a-contabilidade-do-mei-na-pratica

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/138359-curso-pratico-de-mei-2024/3230553-contabilidade-simples-nacional

E o nosso curso voltado para contabilidade de microentidades pode te ajudar muito nesse processo também.

Espero ter ajudado!

RS
    🌱
    🌱 0 pts

Só senti falta de da professora mostrar na prática o envio das informações do sistema contábil, assinatura e ECD para isenção do lucro. Fiquei na dúvia se enviará a ECD pelo sistema ou pelo ECAC?

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Ricardo Manoel Da Silva Olá Ricardo, tudo bem?

Você gera o arquivo da ECD através do sistema contábil.

Após isso, baixa o validador do SPED Contábil (ECD) e importa o arquivo que você gerou para dentro do SPED, lá você irá corrigir algum erro se houver, conferir balanço, DRE e transmitir o SPED.

Espero ter ajudado!

RS
    🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes Obrigado já ajudou, se poder levar a sugestão de realizarem uma aula gravada com essa explicação, acredito que irá ajudar demais a mim e tantos outros alunos, que percebi muitas dúvidas a respeito. Deus abençoe.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.