Bom dia, Thaís! espero que você esteja bem. Essa é uma dúvida bem recorrente.
Quando um MEI perde a condição de MEI, seja por ultrapassar o limite de faturamento ou por débitos, ele precisa se adequar a uma nova categoria empresarial, geralmente como Microempresa . Nesse processo, é importante seguir alguns passos, e a contratação de um contador pode ser essencial. Veja o que deve ser feito:
Novo Registro : Ao deixar de ser MEI, a empresa precisa ser registrada como uma Microempresa (ME) ou outra categoria que se adeque ao seu porte e faturamento.
Elaboração do Contrato Social : Diferente do MEI, que não possui contrato social, a ME precisa de um contrato social que defina as regras de funcionamento da empresa, os sócios (se houver), e outras informações essenciais. Um contador pode ajudar na elaboração desse documento.
Contabilidade Regular : Como ME, a empresa terá obrigações contábeis e fiscais mais complexas, como a necessidade de manter escrituração contábil regular e enviar declarações fiscais periódicas.
Regime Tributário : A empresa precisará escolher um regime tributário adequado (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real), e um contador pode ajudar a determinar a melhor opção.
Um contador é fundamental nesse processo de transição, pois ele pode auxiliar na regularização da empresa, na escolha do regime tributário, na elaboração do contrato social e no cumprimento das novas obrigações fiscais e contábeis ou então pela extinção definitiva da empresa.
Espero ter te ajudado com essas informações, Thais.