( Gestão Financeira - Autonomo ou MEI ) Poderiam me ajudar ?

VS
    🌱
    🌱 0 pts

Olá boa noite, poderiam me da uma luz por favor ? kk,

Estou conversando com um cliente que quer uma consultoria financeira, ele é uma loja de celular, presta serviços de conserto, mas também vende produtos de celular, porem ele não é MEI e também não é autonomo pois não paga carne leão, tem meses que ele costuma faturar 4 mil, as vezes 3 mil, as vezes 5 mil.

1- O que vocês me recomendaria para esse cliente fazer um MEI pra ele ou criar um carne leão pra ele ser autonomo ?

2- Como eu poderia fazer o autonomo pra ele no caso o carne leão, poderia me informar o passo a passo do rio de janeiro ?

3- O cliente disse que não tem controle financeiro nenhum, e esta gastando muito, e queria também juntar e deixar um dinheiro separado, daria pra fazer a gestão financeira dele sendo autonomo e o que eu poderia fazer para ele ?

4- O cliente utiliza um sistem de PDV chamado SmartPOS para comercio, Como eu poderia fazer a gestão financeira dele sendo autonomo ?, também estava pensando no sistema da Omie para fazer pois achei mais pratico

1 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá, Victor, tudo bem?

Depende da realidade do cliente.

1. O que seria melhor para o cliente: MEI ou autônomo?

• MEI: É uma ótima opção se as atividades dele forem permitidas no regime e o faturamento mensal não ultrapassar R$ 6.750 (R$ 81.000/ano). O MEI é simples, tem tributos baixos e menos obrigações acessórias, ideal para quem busca formalizar o negócio de forma prática.

• Autônomo (Carnê-Leão): É indicado para quem não pode ou não quer ser MEI. Nesse caso, ele formaliza sua renda e cumpre com as obrigações legais, mas o custo tributário será maior, principalmente dependendo do rendimento mensal.

2. Como registrar o cliente como autônomo (Carnê-Leão)?

Para atuar como autônomo, ele precisará:

• Realizar o cadastro como autônomo na prefeitura para recolhimento de ISS (os valores e procedimentos variam por município).

• Acessar o site da Receita Federal ou o aplicativo “Carnê-Leão Web” disponível no e-CAC.

• Informar os rendimentos mensais.

• Apurar o imposto devido e emitir o DARF (se aplicável) para pagamento mensal.

• Recolher o INSS no valor de 20% sobre o faturamento mensal.

3. Como ajudar na gestão financeira do cliente?

Mesmo sendo autônomo, ele pode organizar melhor suas finanças:

• Fluxo de caixa: Ensinar como registrar entradas e saídas, detalhando vendas e despesas do negócio.

• Separação de contas: Usar contas bancárias distintas para as finanças pessoais e profissionais.

• Planejamento financeiro: Criar metas para gastos fixos, variáveis e reservas.

• Ferramentas: Ele pode começar com planilhas ou usar o sistema SmartPOS que já utiliza para organizar vendas e despesas.

4. SmartPOS ou Omie: qual é melhor para a gestão financeira?

• SmartPOS: É funcional para controle de vendas e gerenciamento básico do comércio, mas pode ser limitado em aspectos financeiros mais detalhados.

• Omie: É um sistema mais robusto e completo, com recursos para controle de fluxo de caixa, gestão financeira e integração contábil. Ele é ideal se o cliente quiser profissionalizar a gestão do negócio.

Em resumo…

• Se ele puder ser MEI, essa será a opção mais prática e econômica.

• Para a gestão financeira, comece com o SmartPOS, e, se houver necessidade de maior estruturação, o Omie pode ser a melhor escolha.

E o mais importante de tudo: analise junto com o cliente o que é mais benéfico para a realidade dele. Cada caso é único, e a melhor solução deve atender às necessidades específicas do cliente que só você ele poderão saber.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.