IRPF para MEI

LO
    🌱
    Liria Oliva
    🌱 0 pts

Bom dia pessoal! Preciso de uma ajuda.

Tenho um cliente MEI que fez sozinho a declaração anual no valor de R$ 78.000,00. Agora ele quer fazer a declaração de IRPF mas me pediu para colocar um salário até o teto de R$ 30.639,90. Ele disse que o antigo contador fazia dessa forma.

Em tese, não posso fazer isso visto que ele não tem contabilidade e precisa ser feita a presunção de 8% por ser comércio. Ele não quer pagar Imposto de Renda.

O que eu posso fazer nesse caso, e como explicar para ele que esse procedimento está errado?

5 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

PP
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, Liria;

Já vi diversos cenários onde há essa manipulação dos valores. Nesse caso, por tratar-se de inclusive de crime contra ordem tributária, apenas orientar de que as declarações estão sujeitas a fiscalização e autuação.

*Apenas de curiosidade, em cenários assim, eu devolvo a documentação e encerro os serviços prestados. Visto que o cliente não está interessado em ter o suporte e embasamento jurídico e sim apenas um alvo para atacar em caso de problema fiscal.

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Liria, tudo bem?

Você pode orientar seu cliente quanto ao procedimento correto a ser feito nessa situação.

Mas se ainda assim o seu cliente optar pelo não pagamento do imposto, particulamente, concordo com a opinão do nosso colega Paulo.

Uma vez, que você como contadora, estaria assumindo a responsabilidade de intermediar o envio de uma declaração que pode acarretar em problemas futuros.

Espero ter ajudado!

LO
    🌱
    Liria Oliva
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes Entendido.

Outra coisa, como funciona o pro-labore para o MEI? No caso seria o valor líquido do Faturamento excluindo as presunções e despesa? E eu posso deduzir dessa receita líquida também ou não?

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Liria Oliva Olá, tudo bem?
    Depende. Seu cliente pode inicialmente “definir” um pró-labore mensal pra ele, com base no movimento financeiro mensal e realizar essa retirada fixa todo mês. Independente se ele faturou mais em determinado mês (o restante deixa em “caixa/banco” ou uma reserva por exemplo).

O que precisa ser analisado primeiramente é como é o faturamento, despesas do MEI e também as despesas mensais da PF, para que esse pró-labore seja bem definido de acordo a necessidade do seu cliente e também de acordo com aquilo que o MEI dele pode “pagar” mensalmente a ele.

Mas cada caso é um caso, entendo que você precisará avaliar o perfil deste cliente, realizando esse acompanhamento do seu financeiro para juntos definirem o valor de pró-labore que poderá ser retirado por mês.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.