MEI DESENQUADROU RETROATIVO A 2024 AGORA VAI ENCERAR AS ATIVIDADES.

WO
    🌱
    🌱 0 pts

Estou com um cliente que era MEI prestador de serviço, porem foi desenquadrado, Ele quer apenas regularizar os impostos e obrigações e ira encerar as atividades. No entanto ele me pede para não informar pró-labore, também não tem nenhuma NF para escrituração de despesas. Entendo que preciso documentar isso e pedir a assinatura dele, mas não sei como, se tem um modelo, se precisa de toda essa formalidade ou pode ser por e-mail. Conseguem me ajudar?

1 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Walter, tudo bem?

Sim, é muito importante que você documente essa solicitação e as orientações dadas ao cliente, especialmente em casos em que ele opta por não seguir recomendações técnicas ou fiscais, como deixar de informar pró-labore ou declarar despesas. Isso serve como proteção profissional em caso de fiscalização ou questionamento futuro.

Você pode formalizar isso de forma simples, por escrito, e assinado fisicamente ou digitalmente. Também pode ser por e-mail, mas é mais seguro ter um documento com linguagem clara e a assinatura do cliente, seja em papel ou por assinatura eletrônica.

A seguir, um modelo de declaração de responsabilidade do cliente, adaptado à situação:

Declaração de Responsabilidade – Regularização e Encerramento de Empresa

Eu, [nome do cliente], inscrito no CPF sob o nº [xxx.xxx.xxx-xx], titular da empresa [nome empresarial], CNPJ nº [xx.xxx.xxx/0001-xx], declaro, para os devidos fins, que estou ciente de todas as obrigações contábeis, fiscais e previdenciárias relativas ao período de desenquadramento do MEI até o encerramento da empresa.

Informo que optei por não declarar pró-labore, bem como não apresentar despesas com documentos fiscais para escrituração contábil, mesmo tendo sido devidamente orientado(a) pelo profissional contábil responsável sobre os riscos e exigências legais relacionadas.

Declaro ainda que solicitei a regularização dos tributos e obrigações mínimas para posterior encerramento das atividades da empresa, assumindo total responsabilidade pelas consequências legais e tributárias desta decisão.

Por ser verdade, firmo a presente.

Local e data: ________________________

Assinatura do cliente: ___________________________________

Nome completo: ________________________________________

Você pode enviar esse documento para o cliente por e-mail ou WhatsApp e solicitar a devolução assinado, ou usar ferramentas de assinatura eletrônica.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.