MEI Sem Contabilidade - Faturamento x Compras

Iza
    📘
    📘 392 pts

Olá, boa tarde!!!

Tenho uma situação de MEI aberto em Jan/24 na atividade de comércio e sem a inscrição estadual. Como não houve uma orientação, realizaram compras sem NF e os recebimentos das vendas via Pix. Aqui apenas para PF!!

1) Como devo proceder com relação a estas compras, visto que, nos primeiros meses foram maiores que as receitas? Posso desconsiderar a média mensal e focar no anual, uma vez que, o limite estabelecido tanto para compras como para vendas é anual?

2) Este MEI está tendo receita e não demosntrando as compras de matéria prima!!! Posso começar o controle a partir do momento que houver a emissão da NF?

A empresa não tem a intenção, por hora, de ter uma contabilidade!!!

1 respostas4 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Iza

1. O limite do MEI é anual, mas para controlar e termos base, usamos a média mensal. Isso não quer dizer que exista esse limite mensal, serve apenas para controle, por isso foque no limite Anual.

2. Se a empresa não tem interesse de contabilizar suas atividades, infelizmente não tem como organizar a entrada de materiais prima. Nesse caso, não se tem documento hábil para uma contabilidade.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.