(sem título)

PF
    🌱
    🌱 0 pts

Estou atuando como pessoa física para prestação de serviços para o MEI, gostaria de saber como falar para o meu cliente que eu preciso da senha Gov para prestar os serviços, porém para minha segurança e pela segurança do cliente, quais são as formas seguranças para fazer esse trabalho. Exemplo: sei que tem verificação de 2 etapas no Gov

Acesso remoto no computador seria interessante?

Pedir ele para alterar a senha?

Existe alguma forma de tentar por procuração eletrônica no meu caso, eu tentei por minha conta e não obtive sucesso, porém vejo que para a declaração de imposto de renda pessoa física o procedimento de procuração eletrônica é válido.

Tem a questão do certificado digital, como seria isso? Solicitar ele um certificado digital ou eu fazer um certificado digital pra mim?

4 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Pricila, boa noite.

Para garantir a segurança no processo de prestação de serviços para o MEI, é importante adotar medidas que protejam tanto você quanto seu cliente. Aqui estão algumas sugestões:

1. Comunicação Transparente: Explique claramente ao seu cliente a necessidade da senha Gov para realizar os serviços. Destaque a importância da segurança dos dados e como essa senha será usada apenas para realizar atividades autorizadas.

2. Verificação de 2 Etapas (2FA): Certifique-se de que a conta Gov do seu cliente tenha a verificação de duas etapas ativada. Isso adiciona uma camada extra de segurança ao acesso à conta.

3. Acesso Remoto Seguro: Se necessário, e com a autorização do seu cliente, você pode realizar o acesso remoto ao computador dele para efetuar os serviços. Utilize ferramentas de acesso remoto seguras e confiáveis, e sempre com o consentimento do cliente.

4. Alteração de Senha: Se preferível para ambas as partes, você pode sugerir ao cliente que altere a senha antes de fornecê-la a você. Isso pode proporcionar uma camada adicional de segurança.

5. Procuração Eletrônica: Você pode explorar a possibilidade de obter uma procuração eletrônica, que permitiria agir em nome do seu cliente de forma legal e segura. No entanto, certifique-se de seguir todos os procedimentos corretamente e obtenha o consentimento explícito do cliente.

6. Certificado Digital: Considerar a obtenção de um certificado digital pode ser uma opção viável para aumentar a segurança das transações. Você pode sugerir ao cliente que obtenha um certificado digital para sua empresa, ou você mesmo pode considerar obter um certificado digital para facilitar e garantir a segurança das transações.

Em resumo, a segurança deve ser prioridade em todas as etapas do processo. Com uma comunicação transparente, adoção de medidas de segurança robustas e consentimento explícito do cliente, é possível realizar os serviços de forma segura e eficiente.

Espero ter ajudado!

PF
    🌱
    🌱 0 pts

Gostaria de entender como posso realizar a procuração eletrônica para o MEI, considerando que sou pessoa física?

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Priscila Silvério Faria portal e-CAC entra com cpf e a senha gov do proprietário MEI, vá em perfil no canto superior e troca por responsável pelo CNPJ, informando o CNPJ MEI.
    Após isso, clique em MENU procuração e cadastre selecionando a opção CPF, selecione todas atividades e confirme.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.