(sem título)

FC
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde

Gente, a minha esposa está trabalhando com assistente virtual e já tem 4 clientes.

Quero formalizá-la no MEI, aí posso colocar na atividade como autônoma?

Alguém pode me ajudar?

Obrigado!!!

8 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (8)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Fabiano

Para definir se sua esposa poderá abrir um MEI ou não é saber de fato os serviços prestados por ela, pois o CNAE de assistente virtual (8211-3/00 - Serviços combinados de escritório e apoio administrativo) não pode ser MEI, mas se ela apenas prepara documentos de apoio ao serviço administrativo, pode ser MEI (8219-9/99 - Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo).

Espero ter ajudado.

FC
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Mariane, tudo bem? Ela mexe com gestão de agenda do profissional, suporte financeiro, no caso seria cobrança, e suporte fiscal que é a emissão de NF. Será que encaixa no MEI 8219-9/99?

Obrigado!!!

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Fabiano Da Silva Castro Nesse caso, ela não se enquadra como MEI, pois o serviço vai além de apenas emissão de documentos.

https://concla.ibge.gov.br/busca-online-cnae.html?subclasse=8219999&view=subclasse

FC
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia Mariane.

Então, ela faz a gestão de agenda (agendamento de consultas, procedimentos, confirmação de horários e atendimento pelo WhatsApp). O suporte financeiro que ela oferece é controle de recebimentos de valores e cobranças. O suporte fiscal seria a emissão de NFs. Mas o que ela faz mais é a gestão de agente e o suporte financeiro. Daria para encaixar ela no MEI 8219-9/99?

Não queria formalizar ela em ME, visto não pagar os imposto do ME sendo que o serviço é simples.

Obrigado pela ajuda.

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Fabiano Da Silva Castro Nesse caso sim.

O CNAE 8219-9/00 engloba a atividade de BPO Financeiro, o que de certa forma está ligado ao serviço prestado.

FC
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde Mariane

Vou dar uma olhada lá nas atividades permitidas no MEI.

Obrigado!!!

FC
    🌱
    🌱 0 pts

É só a gestão de agenda que não se encaixa nesta cnae pelo que li aqui.

IV
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, boa noite Fabiano,

Não posso responder a sua pergunta. Mas, como estou estudando Ciências Contábeis e preciso de estágio, preciso saber onde vc faz esse estágio Home office? Minha faculdade não aceita esse tipo de estágio, fiquei curioso.

Agradeço pelo seu empenho em me ajudar.

Ignazio Vedova

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.