Olá Alexsander, boa noite.
Para formalizar seu escritório de contabilidade com o endereço do Rio de Janeiro, você pode manter seu registro no CRC/SP e comunicar ao CRC/RJ sobre o exercício profissional em outra jurisdição. De acordo com a Resolução CFC n° 1.554/2018, é obrigatória a comunicação prévia ao CRC de destino (neste caso, o CRC/RJ) de forma eletrônica, por intermédio do site do CRC de origem (CRC/SP).
Portanto, você não precisa transferir sua inscrição para o CRC/RJ, mas deve informar ao CRC/RJ sobre suas atividades no estado. Isso permitirá que você atue legalmente em ambos os estados.
Espero ter ajudado
Abertura de escritório de contabilidade
Estou me preparando para formalizar meu escritório de contabilidade, que será registrado com o endereço da minha residência e terá atendimentos realizados em salas de coworking ou de forma online.
Atualmente, resido de aluguel em São Paulo e já realizei meu registro no CRC/SP, mas tenho residência própria no Rio de Janeiro. Como o contrato de aluguel em São Paulo não permite utilizar o endereço como endereço comercial, estou considerando registrar o escritório com o endereço do Rio de Janeiro, embora o atendimento seja realizado em ambos os estados.
Diante disso, tenho uma dúvida em relação ao meu registro profissional: é necessário transferir minha inscrição para o CRC/RJ, ou posso manter o registro no CRC/SP e fazer um comunicado ao CRC/RJ, considerando que atuarei nos dois estados? Sendo que a empresa terá registro no CRC/RJ.
Respostas da Comunidade (1)
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.