Abertura empresa - SP

SE
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, tudo bem? Estou em processo de captação de um cliente para abertura de uma empresa em São Paulo.

1) Gostaria de saber se consigo realizar o processo totalmente digitalmente?

2) Se a taxa de abertura para empresário individual (ME) é de R$ 84,62.

3) E quais as taxas municipais existentes após a constituição? Como consigo ter acesso?

Desde já, muito obrigado!

1 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Savaronni, boa noite.

Vou te ajudar com as informações

É possível realizar o processo de abertura de empresa totalmente digital em São Paulo através do programa Empreenda Fácil, que desburocratiza a vida do empreendedor e atende todo o ciclo de vida de uma empresa. Este programa integra os procedimentos no sistema Via Rápida Empresa (VRE REDESIM) da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

O fluxo para abrir sua empresa envolve a análise de viabilidade, que é a consulta prévia no sistema da Prefeitura de São Paulo para verificar se a atividade pode ser desenvolvida no local escolhido. Depois, há o preenchimento do DBE (Documento Básico de Entrada) no sistema da Receita Federal do Brasil. Em seguida, vem o registro na Junta Comercial, OAB ou Cartório, seguido pelo desbloqueio do Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) para registro municipal. Por fim, é necessário emitir o Auto de Licença de Funcionamento (ALF) no âmbito municipal e o Certificado de Licenciamento Integrado (CLI) para os órgãos estaduais.

Importante: a abertura de MEI (Microempreendedor Individual) não é compreendida pelo programa Empreenda Fácil.

A taxa de abertura para empresário individual (ME) é de R$ 84,62. Após a constituição, você precisará pagar as taxas municipais relacionadas ao licenciamento e funcionamento da empresa. Para informações específicas sobre as taxas municipais, consulte o site da Prefeitura de São Paulo ou entre em contato com o órgão responsável.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.