Olá Jefferson, boa noite.
Para o caso do seu cliente, considerando a receita mensal de 5 a 15 mil e sem funcionários, com a intenção de abrir uma empresa LTDA, vou esclarecer as diferenças entre ME (Microempresa) e LTDA (Limitada):
ME (Microempresa): Uma ME é caracterizada por ter faturamento anual limitado a até R$ 360.000,00. Ela pode adotar várias formas jurídicas, incluindo a LTDA. As vantagens de estar no porte ME incluem redução da burocracia e obrigações simplificadas. LTDA (Limitada): A LTDA é uma estrutura empresarial em que os sócios têm responsabilidade limitada ao valor de suas cotas no capital social da empresa. Pode ter um ou mais sócios e requer a formalização de um contrato social. A tributação varia de acordo com o faturamento e a atividade da empresa. Escolha: Se o cliente deseja uma empresa LTDA, ele pode optar por ser uma ME (caso o faturamento se enquadre) e, ao mesmo tempo, ser uma LTDA. Recomendo avaliar o faturamento esperado e consultar um contador para definir a melhor estrutura empresarial. Precificação: A precificação para abertura de empresa aqui em São Paulo eu cobro R$ 1.047,00, com as taxas da JUCESP inclusas.