Celestista pode abrir empresa ME?

HM
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, tenho um cliente que está fichado em uma empresa e ele deseja abrir uma empresa do Simples nacional (ME), minha duvida é a seguinte, ele pode abrir o cnpj do simples? mesmo estando fichado, caso sim, ele ira ter consequencias sobre ser celestista e ter o cnpj que nao é o MEI?

2 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Henrique, bom dia.

Um trabalhador celetista pode abrir uma empresa enquadrada como Microempresa (ME) no regime do Simples Nacional, mesmo estando empregado com carteira assinada. Não há impedimentos legais para isso. No entanto, é importante considerar alguns pontos:

• Contrato de Trabalho CLT: Verifique se o contrato de trabalho do seu cliente não possui cláusulas que impeçam a abertura de um negócio que possa concorrer com a empresa empregadora.

• Horário de Trabalho: As atividades da empresa ME não devem conflitar com os horários de trabalho do emprego celetista.

• Seguro-Desemprego: Ao abrir uma empresa ME, o trabalhador celetista perde o direito ao seguro-desemprego, pois passa a ter outra fonte de renda.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.