Empresário Individual

DA
    🌱

Boa tarde!!

Um cliente me procurou dizendo que gostaria de abrir um MEI, porém ele vai faturar alguns valores que, em breve, fará com que ele desenquadre do MEI. Como ele não quer ter um investimento mais alto de início, eu indiquei ele abrir uma ME como Empresário Individual. Vejo muitas pessoas dizendo que EI não esta sendo tão usado, mas o meu cliente pode alterar futuramente para LTDA? Será que eu deveria já ter sugerido LTDA ao invés de EI?

1 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Débora

Hoje, muitos contadores evitam sugerir EI porque a LTDA Unipessoal substitui o EI com mais vantagens: mesma simplicidade na abertura, mesma tributação no Simples Nacional, mas com blindagem patrimonial.

No caso em questão, você não errou em sugerir o EI, foi coerente com o desejo do cliente de investimento inicial mais baixo, mas se futuramente a intenção é transformar para LTDA, o que é possível mas exige processo de transformação na Junta Comercial, vai sair mais caro, pois isso vai ter custos, além da burocracia.

Mostre a seu cliente que o custo extra inicial da LTDA é, na verdade, um investimento em proteção patrimonial e planejamento de crescimento. Muitas vezes, o empresário foca apenas no custo de abertura, mas não percebe o custo oculto de uma estrutura frágil.

Se ele mesmo assim insistir e optar por abrir uma EI, oriente sobre os riscos patrimoniais e deixe claro que quando o faturamento crescer, será indispensável migrar para LTDA.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.