Gestão Financeira - Bpo - MEI = Poderiam me ajudar ?

VS
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, boa tarde! Poderiam me ajudar com algumas dúvidas?

Estou conversando com um cliente que precisa de consultoria financeira. Ele tem uma loja de celulares que presta serviços de conserto e vende produtos, mas não é MEI nem autônomo (não paga Carnê-Leão). O faturamento dele varia entre R$3 mil e R$5 mil por mês.

Minhas dúvidas são:

1. Vocês recomendam que ele abra um MEI ou se registre como autônomo pagando Carnê-Leão?

2. Caso ele opte pelo Carnê-Leão, como funciona o processo no Rio de Janeiro? Poderiam me passar um passo a passo?

3. Ele mencionou que não tem nenhum controle financeiro, está gastando muito e quer começar a organizar as finanças e juntar dinheiro. Como posso ajudá-lo a fazer a gestão financeira, considerando o registro como autônomo?

4. Ele usa o sistema de PDV SmartPOS para comércio. Como posso integrar a gestão financeira a esse sistema? Estou pensando também em sugerir o uso do Omie, que achei mais prático.

Desde já, agradeço!

1 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Victor, boa noite.
    1=Considerando o faturamento mencionado, abrir um MEI pode ser vantajoso devido ao custo tributário reduzido e simplificado, além dos benefícios previdenciários como aposentadoria e auxílio-doença. Contudo, é importante monitorar o limite anual de faturamento do MEI, que é de R$ 81 mil. Por outro lado, o registro como autônomo pagando Carnê-Leão pode ser uma opção válida se o cliente desejar a flexibilidade de deduzir despesas diretamente. Nesse caso, ele deverá preencher o Carnê-Leão mensalmente e pagar o imposto devido sobre os rendimentos auferidos.

2=Caso ele opte pelo Carnê-Leão, o processo no Rio de Janeiro envolve alguns passos. Primeiramente, o cliente deve se cadastrar no portal e-CAC da Receita Federal. Mensalmente, ele deve preencher o Carnê-Leão com seus rendimentos e despesas dedutíveis e, após o preenchimento, deve gerar o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e efetuar o pagamento até o último dia útil do mês subsequente ao recebimento dos rendimentos.

3= Para ajudá-lo a fazer a gestão financeira como autônomo, recomendo algumas práticas. Primeiramente, ele deve separar as finanças pessoais das profissionais, abrindo uma conta bancária separada para o negócio. É essencial registrar todas as receitas e despesas, utilizando um aplicativo de controle financeiro ou uma planilha. Ele deve estabelecer um pró-labore, definindo um valor fixo para retirar como "salário" mensal, mesmo que a renda varie. Também é importante ter uma reserva de emergência para cobrir pelo menos seis meses de despesas. Além disso, investir em ferramentas de gestão financeira, como o Omie, pode ajudar a organizar e monitorar as finanças de forma eficiente.

4=Por fim, para integrar a gestão financeira ao sistema PDV SmartPOS, é necessário verificar as integrações disponíveis e seguir as instruções do SmartPOS para conectar o sistema ao software de gestão financeira escolhido. Utilizar a automação para registrar vendas, pagamentos e despesas diretamente no sistema de gestão financeira é uma excelente prática. Além disso, aproveitar os relatórios do SmartPOS para monitorar o desempenho financeiro e ajustar estratégias conforme necessário pode ser muito benéfico.
    Espero ter ajudado

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.