Olá Hugo, bom dia.
O valor varia conforme o tipo de solicitante (pessoa física, MEI, microempresa, etc.) e a quantidade de classes de produtos/serviços.
O INPI disponibiliza um guia: Guia Básico — Instituto Nacional da Propriedade Industrial (www.gov.br)
Na Escola Contábil, temos o módulo Registro de marcas para contadores https://alunos.contabilidadefacilitada.com/search_results?q=marcas&type=section
Espero ter ajudado
MARCAS E PATENTES - RJ
Bom dia a todos! Gostaria de saber o passo a passo e quanto custa de taxas + serviço para registrar uma marca e patente de um cliente que me procurou para esse tipo de serviço. Nunca fiz, porém pesquisando, achei o site do INPI que tem alguns valores lá de taxas mas não consegui identificar o total a ser pago e não achei como fazer todo esse processo. Como nunca fiz, não queria deixar a desejar logo no primeiro cliente.
Respostas da Comunidade (5)
Eu vi que no módulo explica bem superficial sobre assunto. No caso desse cliente seria pessoa física. E no site do Inpi não especifica quais taxas devem ser pagas. Vou pesquisar mais.
Em relação a honorários sobre o serviço, tem uma média do que se cobrar?
@Hugo Leonardo Martins Cavalcante As taxas principais são:
Taxa de entrada (pedido de registro): R$ 355,00 (sem desconto) ou R$ 142,00 (com desconto para MEI, Microempresa - ME, ou Empresa de Pequeno Porte - EPP).
Taxa de concessão (emissão de certificado): R$ 745,00 (sem desconto) ou R$ 298,00 (com desconto para MEI, ME, ou EPP).
Depende da sua região, mas em média é cobrado entre 1.800,00 e R$ 2.400,00 para um pacote completo, que inclui todas as etapas do registro.
@Edilene Ribeiro sou autônomo e não tenho crc ativo, posso fazer esse tipo de serviço ou precisa ter o crc, precisa ter algum apoio jurídico?
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.