MEI para SIMPLES NACIONAL

KC
    🌱
    🌱 0 pts

Pessoal, estou com um cliente que deseja desenquadrar do MEI e virar Simples Nacional. Sou recém formada e nunca fiz abertura/baixa/alteração de nenhuma empresa, então estou com bastante dúvidas, espero que alguém consiga me ajudar.

1) O que seria mais vantajoso em termos financeiros e operacionais: desenquadrar o MEI e transformar em SLU ou dar baixa no MEI e abrir uma nova empresa como SLU?

2) Se a opção for o desenquadramento, no meu estado existe um órgão chamado Simplifica ES, ao tentar realizar a alteração/transformação de natureza jurídica aparece essas opções (imagem em anexo), qual seria a mais adequada?

3) Esse cliente terá no máximo 1 empregado, é necessário ele ter certificado digital? Eu como contadora dele necessito ter certificado digital também?

OBS.: Já assistir às aulas da professora Ana sobre desenquadramento e minhas dúvidas persistem.

Desde já agradeço a quem se disponibilizar a responder minhas dúvidas.

4 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

IS
    🌱
    🌱 0 pts
    Boa tarde! Na minha região é mais vantajoso baixar o MEI e abrir uma SLU, uma vez que este processo de transformação de natureza juridica (MEI > SLU) é feito em dois processos simultaneos. Então terá que avaliar com o cliente se é vantajoso para o mesmo.

Se apenas desenquadrar o MEI, ele passará a ser EI, porém, sem requerimento de empresário (documento equivalente ao contrato social).

Eu solicito certificado digital a todos meus clientes, com ou sem funcionarios.

Caso precise de ajuda, entre em contato! 
    KK
    1.106 pts
    Olá! Bom dia Karoline.
    Em termos de custos geralmente são os mesmos, o que aconselho a verificar com o seu cliente é a utilidade já existente do CNPJ dele, pois muitas vezes o empresário já tem um bom crédito, contas bancarias até mesmo empréstimos, e ao fechar o MEI precisa também dar baixa em todas as contas e começar do zero.
    Conforme o colega mencionou aconselho a fazer no desenquadramento com alteração de natureza jurídica, para que você possa redigir o contrato social.
    Sobre o certificado digital, a empresa vai precisar ter sim, para abertura ou transformação em alguns estados é obrigatório o certificado digital PF.
    Sobre o seu para abertura normalmente não é necessário, porem para vários serviços você vai precisar, em alguns estados o próprio CRC disponibiliza para o contador.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.