ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL

RF
    🌱
    🌱 0 pts

Eu posso abrir empresa sem ser contador? 

Na resolução CFC 1708 de 25/10/2023 fala que pode . § 5º É permitido que Contabilistas, empregados ou contratados, figurem como responsáveis técnicos por Organização Contábil, Sociedade ou Empresário, desde que, no ato do requerimento do cadastro, essa situação seja comprovada por meio de contrato na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou contrato celebrado entre as partes e declaração de responsabilidade técnica, assinada pelos interessados.

E o CRC nao quer fazer o registro baseado na resolução 1390/12 : Art. 3° As Organizações Contábeis serão integradas por contadores e técnicos em contabilidade, sendo permitida a associação com profissionais de outras profissões regulamentadas, desde que estejam registrados nos respectivos órgãos de fiscalização, buscando-se a reciprocidade dessas profissões.

No meu entendimento eu como bacharel em ciências contáveis posso abrir a empresa e fazer contrato de prestação de servicos com o contador.

Mas o CRC nao quer fazer o registro da organização Contabil.

2 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Rodrigo

Na verdade não pode atuar como contador sem o registro e nem ser responsavél técnico.

[..]Contrato celebrado entre as partes e declaração de responsabilidade técnica, assinada pelos interessados.

Esse contrato é assinado por Contadores registrados que assume a responsabilidade pela organização, por esse motivo o CRC não está permitindo o registro.

Espero ter ajudado.

RF
    🌱
    🌱 0 pts

Eu tirei atividades de contabilidade e contratei um contador. Quando eu fizer contrato com os clientes vai esta minha empresa que faz o dp e fiscal e os dados do contador autonomo. Sou bacharel em ciencias contabeis e faco mestrado em Lisboa. Quando eu for ao Brasil e fazer a o prova do CRC e ser aprovado incluo o CNAE novamente. Somente o CRC do contador basta. Por enquanto nao preciso do CRC da organizacao contabil.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.