(sem título)

TL
    🌱
    🌱 0 pts

Pessoal, boa tarde!

Estou com um PJtinha que atua como "gerente de vendas" numa empresa. Nesse caso para ele abrir um CNPJ, ele teria que ser enquadrado como representante comercial ou poderia ser Promoção de Vendas.

6 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (6)

DS
    🌱
    🌱 0 pts

escolha do CNAE depende da sua função:

1. Representante Comercial (CNAE 7319-0/01): Aplica-se se o PJ atuar como intermediário, recebendo comissões pelas vendas. Exige vínculo formal de representação. Para atuar como representante comercial o PJ precisa se cadastrar no CORE (Conselho Regional dos Representantes Comerciais). O cadastro no CORE é obrigatório para quem exerce a atividade de representação comercial, independentemente de ser pessoa física ou jurídica

2. Promoção de Vendas (CNAE 7319-0/02): Indicado para atividades de promoção e marketing de vendas, como campanhas e publicidade, e não para um cargo fixo de gerente de vendas.

Se for um gerente de vendas tradicional, outras opções de CNAE relacionadas à administração ou consultoria podem ser mais adequadas.

TL
    🌱
    🌱 0 pts

@Diego Bispo Da Silva Obrigada! Essa é a minha preocupação, ter algum problema para mim nessa relação deles, mas acredito que por meu cliente ser a parte contratada o risco de problemas fica mais com a parte contratante, ou estou equivocada? Eu estou começando e esse seria meu segundo cliente, por isso não quero perdê-lo, mas tbm não quero colocar meu registro em risco.

DS
    🌱
    🌱 0 pts

@Thaynã Santos Almeida Lima Entendo sua preocupação, e é natural querer evitar riscos, especialmente quando se está começando. O risco maior geralmente fica com a parte contratante, mas é importante garantir que sua atuação esteja protegida. Seu cliente já começou errado ao contratar um funcionário como PJ, o que pode caracterizar vínculo empregatício e gerar problemas fiscais e trabalhistas.Procura Deixar claro seus limites profissionais para evitar responsabilidade solidária, oriente o cliente sobre os riscos dessa contratação, e procura registrar suas orientações por escrito para se resguardar.

DS
    🌱
    🌱 0 pts

@Thaynã Santos Almeida Lima Agora entende. Abra o CNPJ e explique para seu cliente as obrigações e como vai funcionar.O CNAE 7319-0/02 que se refere a promoção de vendam,CNAE 7020-4/00 - Atividades de consultoria em gestão empresarial se encaixa perfeitamente e 74.90-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários

DS
    🌱
    🌱 0 pts

Primeiramente tome cuidado em proteger a sua responsabilidade como contador.Para evitar problemas futuros, sempre tenha um contrato de prestação de serviços formalizado e avise o cliente dos riscos de tentar mascarar uma relação de emprego com um PJ, principalmente se o serviço prestado for caracterizado por um vínculo de subordinação.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.