ABONO PIS 2025

GC
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde a todos!

Estou com uma dúvida em relação ao pagamento do abono do pis desse ano referente 2023: Qual o critério em relação ao salário mínimo? Devo utilizar o deste ano ou o de 2023 em questão? E se tem a ver com o salário que eu ganho atual ou o da época?

Puxei o extrato de pagamento e por exemplo, se levar em consideração a 2023, 2 salários minimos equivalem a R$2.640, se em algum mês eu recebi maior que isso, já perco o direito?

Muito obrigada!

2 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Giovana, tudo bem?

O critério para o pagamento do abono do PIS é baseado no salário que você recebia durante o ano de 2023, e não no salário atual. O valor a ser considerado é o salário mensal do trabalhador em 2023, e não a soma de todos os meses.

Para ter direito ao benefício, é necessário que você tenha recebido até 2 salários mínimos mensais durante o ano de 2023 e tenha, no mínimo, 5 anos de inscrição no PIS.

Recomendo que baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que foi disponibilizado a partir de 05/02, a consulta para verificar se você tem direito ao benefício. Assim, você pode conferir diretamente se está apto a recebê-lo.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.