Alocação de funcionários por obras

SO
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde. Colegas, eu verifiquei com meu sistema de Folha como se faz a alocação de funcionários a obras. Mas, eu queria saber quais são as implicações disso?

Qual é o motivo de acontecer a alocação? A empresa tomadora ou prestadora é responsável pelos encargos trabalhistas? Esse procedimento tem alguma relação com a EFD REINF?

Eu não sei de quase nada do assunto!!! Tem algum curso aqui que aborde do tema?

4 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

MN
    🌱
    🌱 0 pts

Oi Sheila, o motivo de acontecer a alocação é que alguns contratos entre incorporadoras/construção civil/mão de obra tem o custo baseado na folha de pagamento e por isso precisa ser demonstrado de forma separada dos demais funcionários.
    Vamos usar o exemplo:
    Uma empresa de construção civil conseguiu uma obra que terá 3 funcionários alocados no mesmo cliente e todo mes esse cliente quer a folha de pagamento para saber se o contratante está pagando todos os direitos. A empresa, no momento de fechamento da folha, terá 3 funcionários alocados nessa obra e os demais funcionários em outras obras ou na administração. A empresa prestadora é responsável pelos encargos e direitos trabalhistas, por isso ela deve apresentar ao cliente toda a documentação.
    Ainda não temos um material voltado para isso mas irei sugerir que seja feito.
    Espero ter ajudado!

SO
    🌱
    🌱 0 pts

@MARCELA NORONHA Deixa eu te fazer a última pergunta sobre o assunto, por favor🙈 O que acontece então é que os funcionários da empresa prestadora ficam “divididos” por Lotação Tributária. E os encargos previdenciários também são pagos por Lotação Tributária?

SO
    🌱
    🌱 0 pts

O tomador do serviço ele faz tipo uma "avaliação mensal" se o prestador está pagando os direitos trabalhistas. É isso?

Nesse caso, só deve ser informado no sistema os funcionários por lotação e nada mais deve ser feito? Tem EFD REINF?

MN
    🌱
    🌱 0 pts

@Sheila Cristina Macário Oliveira Sim, o tomador quer tudo de acordo com o contrato fechado entre as partes. O seu sistema irá enviar as informações para o esocial, pois fazem parte do histórico.
    Essas informações não vão para a EFD REINF, somente para o e-social. EFD REINF é da parte fiscal.
    Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.