Auxilio Doença - INSS

JS
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, estou com um cliente que me passou que emite uma nota fiscal de produtor rural e a empresa que entrega o produto, faz o recolhimento de INSS e faz o pagamento. Sendo assim, gostaria de saber se esse cliente com consegue dar entrada ao auxilio doença?

Solicitei para ele a senha do Gov, para verificar se realmente está contribuindo. Sendo assim, verifiquei e não encontrei nenhum pagamento no portal do meu inss. Ultima contribuição foi em 2018.

5 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

MN
    🌱
    🌱 0 pts

Olá João, bom dia. Após uma pesquisa mais aprofundada, achei melhor refazer minha resposta.

MN
    🌱
    🌱 0 pts

O fato do cliente emitir a nota fiscal de produtor rural não garante o recolhimento do INSS pessoal dele, pois a atividade rural garante somente a contribuição patronal do FUNRURAL (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural). Esse tipo de INSS não entra para a base de contribuição pessoal dele, para isso deve ser feito o recolhimento separado como contribuinte individual.

Espero ter ajudado.

JS
    🌱
    🌱 0 pts

@MARCELA NORONHA Perfeito, ele me passou que a empresa realmente não recolhe, a melhor opção é ele pagar autônomo ou abrir um MEI, isso né? e ai teria que contribuir 12 meses ou um pouco menos já consegue se encostar como auxilio doença?

MN
    🌱
    🌱 0 pts

Olá @João Vitor Farias De Souza, boa tarde. Independente da modalidade, precisa contribuir ao menos 10 meses para ter direito ao benefício.

Espero ter ajudado.

JS
    🌱
    🌱 0 pts

Perfeito, ele me passou que a empresa realmente não recolhe, a melhor opção é ele pagar autônomo ou abrir um MEI, isso né? e ai teria que contribuir 12 meses ou um pouco menos já consegue se encostar como auxilio doença?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.