Cláusulas específicas solicitadas por um cliente no contrato de trabalho de funcionária.

George Weber Calmon Khede
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite.

O cliente mais enjoado que eu tenho, solicitou que eu colocasse 3 cláusulas no contrato de trabalho da funcionária dele.

Eu já assinei a carteira dela no dia 03/02, agora. Já fiz os envios para o eSocial, admissão, etc. Mas ele me solicitou isso hoje, depois disso.

As 3 cláusulas que ele cismou que quer colocar, são:

1) Cláusula da confidencialidade, para que a funcionária dele não “passe” os conhecimentos que ela adquiriu na empresa para ninguém;

2) Cláusula de não concorrência: para que ela não abra um negócio similar ao dele, caso seja demitida, por um período de 5 a 10 anos;

3) Cláusula de não contratação: para que, caso a funcionária dele seja demitida, ela não contrate funcionários em uma suposta empresa similar a dele, que ela supostamente abriria.

A primeira pergunta é: existe isso?

E a segunda pergunta: caso exista isso, como funcionaria isso na prática?

E como eu lançaria isso tudo no eSocial, sei lá, colocar no contrato de trabalho dela de alguma forma?

Considerando que o uso o sistema da Domínio no meu escritório.

Obrigado!

1 respostas4 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

KK
    1.106 pts

Olá, boa tarde.

As cláusulas do contrato não vão para o e-social.

Confidencialidade seria sobre o que é feito dentro da empresa informações de cunho confidencial, não teria como proibir o funcionário de passar conhecimento adiante.

Sobre não concorrência é possível enquanto for funcionário após isso creio não ser aceitável.

A terceira acho que é totalmente fora de contesto.

Mas minha recomendação como profissional contábil é que entre em contato com um advogado para que seja feito tudo dentro da lei.

Espero ter ajudado

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.