Contribuição do INSS para residentes fora do Brasil

TS
    🌱
    🌱 0 pts
    Pessoal, boa tarde!

Tenho um conhecido que trabalhou por mais de 20 anos no Brasil e atualmente mora em Portugal. Ele não gostaria de perder o tempo de contribuição realizado aqui e quer efetuar a contribuição de forma individual.
    Nas pesquisas que eu fiz é possível realizar a emissão da guia individualmente de maneira mensal. Mas eu gostaria de saber se alguém já teve essa experiência? E se é necessário mais algum procedimento?
    1 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

SC
    🌱
    🌱 0 pts
    Boa Noite Thaís Silveira, o Brasil tem Acordo Internacional de Previdência para alguns Países e Portugal é um deles, morando temporariamente por conta do trabalho, deve solicitar o certificado de deslocamento temporário em uma agência de previdência social e será disponibilizado duas vias, uma para ele e outra vai ser enviada para a unidade gestora do País onde irá trabalhar. 

Se estiver morando definitivamente no País, não é necessário fazer o recolhimento para o INSS, ele não irá perder todo esse tempo trabalhado no Brasil, vai poder levar esse tempo e aproveitar o benefício no País lá fora. 
    Mas, consulte cada um dos acordos no site do INSS para saber os benefícios abrangidos.

Mas, se ele quiser uma aposentadoria no Brasil, poderá continuar a contribuir no INSS como facultativa.O pagamento é feito de forma online, no endereço  https://sal.rfb.gov.br/PortalSalInternet/ , na categoria colocar FACULTATIVO

É vedado, a contribuição individual para o brasileiro residente ou domiciliado no exterior. IN n° 128/2022 Art. 90 XLI inciso 3    

Já no IN n° 128/2022 Art 107 INCISO 2 X prevê a possibilidade de inscrição como segurado facultativo.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.