DEBITO DE INSS NA RECEITA ANTES DO VENCIMENTO

ML
    🌱

Olá professores!

Tenho uma dúvida que me deixou intrigada,

Enviei os eventos de pró labore no eSocial, após fechamento da folha e envio da DCTFWEB, automaticamente no portal e-cac aparece na situação fiscal o debito do INSS na Conta corrente do cliente na Receita Federal antes mesmo do vencimento, está correto isso ou pode haver algo errado, porque se ainda não venceu, porque já estaria sendo lançado este débito na receita. Saberiam me dizer se houve alguma mudança de pagto. de tributos ainda não vencidos poder entrar como débito na receita? Ou o que pode estar causando este lançamento? Pois pra mim está errado esse procedimento por parte da receita federal. Estaria fazendo algo errado no envio do eSocial, enviei dentro do prazo até antes, tanto que o venc. ainda não se deu, será só em 18-07-2025 ref. competência mês 06/25 , minhas 3 clientes aparecem na receita pelo mesmo motivo (todas com os tributos em dia), na caixa postal não consta nenhum alerta ou aviso de débito, nem poderia, os meses anteriores estão em dia.

ET. não é multa é o valor do INSS apurado ref. a competência citada a ser descontado e pago pelo CNPJ do sócio

Desde já, Grata pela atenção!

3 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Maria, tudo bem?

Sim, é normal que o valor do INSS apareça na conta corrente do e-CAC após o envio da DCTFWeb, mesmo antes do vencimento. Isso acontece porque a DCTFWeb representa a confissão do débito. No entanto, esse valor não é considerado débito em atraso, e sim como exigibilidade suspensa até a data de vencimento. Não há erro no envio nem problema com a Receita, desde que o pagamento seja feito no prazo.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.