DESCONTO DE VALE TRANSPORTE

DB
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite!

Prezados, gostaria de entender como é feito o desconto do vale transporte na folha de pagamento, o mesmo vai aplicar o percentual de até 6% do salario ou do valor que é fornecido ao empregado por mês? Se for sobre o valor fornecido por mês ele deve constar na folha?

Me ajudem

3 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Daiane, tudo bem?

O desconto do vale-transporte é feito sobre o salário base do empregado, limitado a 6% desse valor. Na folha de pagamento, deve constar o desconto do vale-transporte para que fique registrado.

Espero ter ajudado.

MS
    🌱
    🌱 0 pts

@Thainan Oliveira tenho notado no dia a dia, que tem empresas que estão fazendo Pix aos funcionarios a titulo de vale transporte. Isto pode ser contabilizado como despesa de vale transporte e ser descontado do empregado, uma vez que não existe um documento, que prove que este Pix refere-se mesmo ao vale transporte? Tenho visto isto, atraves de lanccamento do contas a pagar de clientes.

Obrigado

TO
    🌱
    🌱 6 pts

@Mauricio Jacome Borges Saes Pode sim ser contabilizado como vale-transporte, mas é importante ter comprovação clara de que o valor pago via Pix foi realmente para essa finalidade. Sem um documento que comprove, existe o risco de a fiscalização entender que é verba salarial e exigir que integre o valor ao salário e recolha encargos como INSS, FGTS e IRRF.
    O ideal é registrar na folha de pagamento o valor do vale-transporte, fazer o desconto de até 6% do salário do empregado e manter um controle interno, como recibo ou termo assinado, que informe que o Pix se refere ao vale-transporte. Isso garante segurança tanto na contabilidade quanto em eventuais fiscalizações.
    Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.