DÚVIDA FGTS

EF
    🌱
    🌱 0 pts

Pessoal boa tarde,

Como é feito o cadastro do FGTS do trabalhador na Caixa Econômica? È gerando a guia do FGTS e fazendo o pagamento?
    Estou com uma empresa que está sem contabilidade desde 2023, tem 2 funcionários que estou tentando ver os relatórios em aberto de FGTS e não estou conseguindo, retorna com o seguinte erro : “CODIGO REJEICAO: 04 - PIS/PASEP/NIT NAO LOCALIZADO”.

Seria por que nunca foi recolhido FGTS para esses funcionários, e portanto não gerou o cadastro?

2 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

LB
    🌱
    Luan Braga
    🌱 0 pts

Boa tarde Eliane,
    Quando é realizada admissão no sistema de folha de pagamento existe a opção do FGTS que deveria ser preenchida com a data de admissão para a caixa entender que existe um empregado sendo admitido e assim criar uma conta para ele.

Hoje não é mais obrigatório o número do PIS, mas como você falou que desde 2023 não tem contabilidade, nesse caso você vai gerar as guias pela Sefip mesmo e encaminhar ao cliente para pagamento, aguardar os dias para caixa processar o pagamento e você conseguir visualizar o extrato com os pagamentos.

Ressalto que o não pagamento do FGTS pode ocasionar uma rescisão indireta.

EF
    🌱
    🌱 0 pts

@Luan Braga Obrigada, Luana,

Pelo que percebi aqui no mês da admissão foi quando parou o acompanhamento da contabilidade anterior, pois o funcionário está no e-social, mas não encontrei o cadastro no FGTS, por outro funcionário mais antigo percebi que faz tempo que não pagam FGTS… por isso que perguntei como seria o cadastro na caixa.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.