E-social Domestico

SL
    🌱
    🌱 0 pts

Uma empregadora tem uma funcionária desde 2015, e está corrigindo as férias de sua funcionaria pois fazia o pagamento de suas férias normalmente, porém havia esquecido de programa-las no e-social. pelo que já pesquisei é preciso emitir as guias (DAE). Elas sairão com valores de diferenças, já que no passado foi recolhido apenas sobre o salário sem incluir o adicional de 1/3. Porem estou com duvidas em relação a emissão das guias, onde posso encontra-las? a consulta na ABA *folha de pagamento (consultar guias pagas) me mostra essa informação:

no demais anos não há diferença entre o declarado e o que já foi pago (mesmo com a correção da informação de férias no mês de junho *mês em que foram gozadas as férias*)

outra duvida, quando cliquei em abater a guia do mês( junho) que esta pago a menor emitir dae* apareceu essas informações:

ela está pagando as contribuições certas? porque há 2 informações sobre FGTS?

Em 2022 Ela transferiu essa funcionaria para o seu cônjuge, porém no seu e-social nos meses da transferência aparece o valor *pago* e não declarado, e no do seu cônjuge esta declarado e *pago* o que faço nessa situação?

as férias no e-social dele lança em maio (período de gozo de férias julho) ou em outubro (período de gozo de férias novembro)?

1 respostas18 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Sandra, tudo bem?

As guias complementares aparecem na aba Folha de Pagamento/Consultar Guias Pagas ou em DCTFWeb Doméstico, clicando em abater ou editar.

Quanto à transferência para o cônjuge, o vínculo no sistema da primeira empregadora deve ser encerrado (rescisão por transferência) e, no eSocial do cônjuge, registrada uma nova admissão. Caso ainda apareçam meses com “pago e não declarado” na empregadora anterior, é necessário retificar para regularizar.

Por fim, o lançamento das férias no eSocial deve ser feito sempre no mês de gozo, e não no mês do pagamento antecipado.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.