Esocial Doméstica - Dissídio

JS
    🌱
    🌱 65 pts

Estou conferindo e refazendo os cálculos trabalhista de uma domestica (admitida em 04/2019, AMAZONAS), ao chegar em AGOSTO 2021, surgiu esse lançamento de dissídio. Todo ano terá esse valor referente ao dissídio mesmo sendo Federal? Obs: Nos anos anteriores 2019 e 2020 não havia nenhum lançamento relacionado. E nos anos de 2022 e 2023 também não.

2 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Jéssica, boa tarde.

O dissídio das empregadas domésticas geralmente acontece no mês de janeiro. O novo valor começa a contar a partir do quinto dia útil do mês logo após a aprovação do aumento, em que é pago o salário referente à jornada anterior. Portanto, se houve um lançamento de dissídio em agosto de 2021, pode ter sido um ajuste retroativo ou uma situação específica.

No entanto, é importante notar que nem todos os anos podem ter um dissídio. Isso depende de vários fatores, incluindo negociações coletivas e condições econômicas. Além disso, as regras podem variar dependendo do estado.

Para os anos de 2022 e 2023, se não houve nenhum lançamento relacionado ao dissídio, pode ser que não tenha havido um aumento salarial nesses anos ou que o dissídio ainda não tenha sido processado ou registrado.

Espero ter ajudado

JS
    🌱
    🌱 65 pts

Estou voltando aqui para informar aos colegas que futuramente possam estar com a mesma duvida que eu… Primeiro, eu estava tentando entender os lançamento na folha sem seus comprovantes, eu aconselho a começar a analisar com os comprovantes em mãos vai adiantar o serviço. Segundo, com os comprovantes em mãos olhem o que esta discriminado referente aos valores, o esocial domestico deixa explicado do que se trata cada valor e sua respectiva alíquota. Foi assim que descobrir o motivo do dissídio descontado nos meses de 2021. Em um dos comprovantes desse recolhimento estava escrito dissidio/acordo MP 1046/2021, então fui pesquisar e se tratava de um parcelamento de FGTS, esse parcelamento ocorreu em 2020 também, porém a minha cliente somente solicitou em 2021.

É errando que aprendemos, com essa experiência estou mais confiante e sei que se surgir outros questionamento posso conseguir a resposta mesmo que demore um pouco. Agora tem outro desafio, minha cliente pagou duas vezes o FGTS da empregada e detalhe se baseando no salário mínimo errado, agora tenho que pensar qual dos dois irei pedir reembolso.

Desejo sucesso a todos e não desistam!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.