Horas Extras 50%

TF
    🌱
    Thiago Filipe
    🌱 0 pts

Olá, tudo bem?

Não entendi muito bem como calcular as Horas Extras de um colaborador.
    Ele recebe R$1.433,55, trabalha 10 Horas por dia, na escala 6×1 (segunda a sábado).
    Alguém me auxilia quanto a isso?

3 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Thiago, tudo bem?

Seguindo a jornada padrão de trabalho, ele deveria cumprir 8 horas por dia de segunda a sexta e 4 horas no sábado. Se ele está fazendo 10 horas por dia, então são 2 horas extras de segunda a sexta e 6 horas extras no sábado.

Você deve somar todas essas horas extras no mês e calcular com base no salário. Exemplo: suponha que ele faça 60 horas extras no mês.

O cálculo seria:

1433,55 ÷ 220 = 6,52 (valor da hora normal)
    6,52 + 50% = 9,78 (valor da hora extra)
    9,78 × 60 horas = 586,80

Esse valor é o total das horas extras, sem considerar o DSR (descanso semanal remunerado), que também deve ser calculado sobre as extras.

Lembrando que a legislação só permite 2 horas extras por dia. Se o colaborador está fazendo mais do que isso, a jornada deveria ser ajustada ou formalizada de outra forma, como banco de horas ou mudança contratual.

Abaixo segue o link da aula sobre horas extras: https://alunos.contabilidadefacilitada.com/137981-departamento-pessoal-na-pratica/3443223-horas-extras

Espero ter ajudado.

TF
    🌱
    Thiago Filipe
    🌱 0 pts

@Thainan Oliveira Entendi! Muito obrigado.
    A minha dúvida está mais na questão de encontrar a quantidade de Horas Extras no Mês. Por exemplo, se temos 16 Horas Mensais, tenho que multiplicar por 4 ou 5 (Semanas) para encontrar a quantidade de Hora Extra Mensal? Ou se tiver que pegar por dia, teria que pegar a quantidade de dias trabalhados no mês ou os 30 dias comerciais fechado?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.