Impostos sobre Pró Labore

CF
    🌱
    🌱 0 pts

Estou abrindo uma empresa do simples nacional prestadora de serviço que ira prestar serviço de consultoria em clínicas, minha dúvida é a respeito dos impostos sobre o Pró labore do sócio, vou calcular IR e INSS (como se fosse um funcionário normal).

Após o pagamento dos impostos, preciso fazer a entrega do E-social? A empresa não terá funcionários, apenas o sócio que exercera as atividades operacionais.

A respeito do imposto de renda, no ano subsequente terei que entregar a DIRF? tendo em vista que vou recolher o IR pelo DARF 0561 ou na DEFIS tera um campo para eu informar esses valores?

Para fins de complemento, as obrigações assessoria que teria que entregar mensalmente é o encerramento do ISS mensal na prefeitura e o DAS mensal apenas? Não terá operação com mercadoria, apenas serviço.

É a primeira vez que estou abrindo uma empresa, então estou um pouco perdido, se alguém conseguir me ajudar, agradeço!

Obrigado

2 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MN
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Claudio, boa tarde.

O pró-labore precisa ser calculado e enviado ao esocial primeiro, para depois voce apurar o INSS e IRRF e emitir a guia pela DCTFWeb, eu sempre recomendo que utilize um sistema contábil para facilitar o seu dia a dia (Makrosystem e Calima tem versões gratuitas) ou voce pode fazer direto no portal só que é mais trabalhoso.

No ano seguinte terá sim que entregar a DIRF e informar os rendimentos do sócio na DEFIS também.

As obrigações mensais seriam: DAS, esocial, DCTFWEB e o encerramento do ISS na prefeitura se tiver.

Espero ter ajudado.

CF
    🌱
    🌱 0 pts

Marcela, boa tarde! Ajudou sim, muito obrigado.
    Mais uma dúvida, caso o sócio não tenha pró labore e opte pela distribuição de lucro mensal, terá que enviar a REINF mensal e no ano seguinte a DIRF?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.