INSS

BA
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia a todos! Estou pegando uma cliente que é psicóloga, e hoje os serviços dela são registrados no carnê-leão, e ela faz uma contribuição ao INSS de 300 reais por mês. Porém ela deseja engravidar, e almeja uma retribuição por licença maternidade melhor do que ela espera que vai ganhar, visto que contribui apenas com 300 reais por mês. Dúvidas:

1- Acredito que o contador anterior dela não registra todos os serviços prestados pela cliente até porque ela hoje recebe mais de 6 mil líquidos e se ele registrasse toda essa a mesma estaria pagando mais impostos do que se ela fosse uma PJ do simples nacional. Estou certa?

2- Para ela pagar mais ao INSS eu teria que declarar uma receita maior do que ela já declara atualmente? Tem alguma associação quanto a isso? Ou é indiferente? Por exemplo, existem pessoas que não trabalham, e pagam o INSS.

3- É possível saber o quanto ela receberia em uma licença maternidade, a partir do quanto ela contribui para o INSS? Se sim, onde posso consultar essa informação?

Obrigada!

1 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Barbara, boa tarde.
    Não temos uma resposta certa, nesse caso requer análise. Considerado o que você disse, pode está certa. Se a psicóloga está registrando menos do que realmente recebe, ela pode estar pagando menos imposto como autônoma do que realmente deveria.
    Para aumentar a contribuição ao INSS, a cliente deve aumentar o valor da receita que declara, pois a contribuição é baseada na receita mensal declarada. Ela pode aumentar a base de contribuição escolhendo pagar sobre um valor maior, até o teto do INSS.
    Quanto a licença maternidade, o calculo é com base na média das 12 últimas contribuições ao INSS. Para simular o valor exato, você pode usar o site MEU INSS.
    Espero ter ajudado

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.