Olá Daiana, bom dia.
Para ajudar seu cliente a contribuir para o INSS sem carteira assinada e garantir uma aposentadoria superior a um salário mínimo, ele pode optar por contribuir como contribuinte individual (Para quem trabalha por conta própria, como autônomos) ou Contribuinte Facultativo (Para quem não tem renda fixa, como donas de casa, estudantes, etc.)
Ele pode contribuir com 20% sobre um valor entre o salário mínimo e o teto do INSS. Isso permite que ele escolha um valor de contribuição que reflita melhor sua renda atual e futura, ou 11% sobre o salário mínimo essa opção é mais econômica, mas limita a aposentadoria ao valor do salário mínimo.
Deve preencher a GPS com os dados corretos e o valor da contribuição escolhida. A GPS pode ser preenchida online no site do INSS e pagar em uma agência bancária ou lotérica até o dia 15 do mês seguinte ao da competência.
Espero ter ajudado
INSS
DB
🌱🌱 Iniciante0 pts
Boa tarde!
Prezados, um cliente me procurou para saber como ele pode contribuir para o INSS sendo que ele trabalha sem carteira assinada. O MEI ele não tem interesse pois a aposentadoria é 1 salario mínimo, pois ele quer contribuir para se aposentar com mais de 1 salario, devido ao que ele ganha hoje e ao longo do tempo que trabalhou com carteira assinada. Como eu posso ajuda-lo?
Respostas da Comunidade (1)
ER
🌱🌱 Iniciante6 pts
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.