Olá Joan, bom dia.
Você precisa se cadastrar com autonomo no seu municipio para contribuir com o ISS. Geralmente, é a contribuição é um carnê, em muitas cidades é um valor fixo.
Assim, você poderá gerar a nota fiscal com retenção do INSS e a empresa recolherá seu INSS na folha de pagamento deles como profissional sem vinculo.
Espero ter ajudado
ISS E INSS
Boa tarde!
sou contador com crc ativo e presto serviço de contabilidade como pessoa física para uma empresa do simples nacional do ramo de revenda de autopeças
estou com dúvida referente ao inss e iss, eu começei a prestar serviço no mês 07-2024 e sempre na data 20 de cada mês recebo o valor de 600 reais referente ao serviço que presto de contabilidade para empresa, tanto fiscal, contábil e DP,
só que eu não estou emitindo nenhuma nota fiscal de serviço e também não estou realizando nenhum recolhimento do inss e iss referente o valor que recebo
eu já fiz a entrega da folha do mês 07-2024 ) 08-2024) 09-2024) 10-2024 e automaticamente fiz a transmissão da DCTFweb, pois a empresa tem um funcionário e o sócio administrador recebe o pro-labore todo mês,
Nessa situação tenho retificar a folha e me incluir da parte de remuneração trabalho sem vínculo e incluir o valor que recebo e o desconto do inss? e ao mesmo tempo junto com a prefeitura emitir uma nota fiscal de serviço para recolher o iss? ou o correto seria ideal fazer o recolhimento do inss e iss pela empresa
Respostas da Comunidade (3)
Obrigado, professora!
Referente ao meses anteriores que não foi feito esse processo, seria viável fazer essa retificação? ou daqui pra frente começar fazer o certo?
@Joan Brasil Reis o correto é a retificação, mas você pode optar por correr o risco e fazer correto daqui para frente. Veja o que é mais vantagem, tendo em vista o ônus.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.