Obrigações de uma pessoa física

YG
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia! Atualmente estou iniciando e tenho algumas insegurança. Gostaria de saber quais as obrigações de uma pessoa física, tem um funcionário registrado, precisa enviar e gerar. Exemplo: sei que precisa gerar a folha de pagamento, guia de FGTS… Quais as obrigações desse contratante? Estou com uma proposta, entretanto se eu não tiver certeza não posso pegar.

5 respostas5 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

ER
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Ytala, boa noite.
    Entre as obrigações trabalhistas, estão o registro do empregado, a elaboração da folha de pagamento, o pagamento do salário, o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o pagamento das férias e do 13º salário, entre outros.
    Já as obrigações previdenciárias incluem o recolhimento da contribuição previdenciária (INSS) tanto do empregado quanto do empregador, a emissão da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP) e o envio do E-social.
    Espero ter ajudado
    YG
    🌱
    🌱 0 pts
     Ajudou bastante. Estou iniciando e tenho medo de fazer errado. Você poderia me falar sobre a DCTF ? 
    ER
    🌱
    🌱 6 pts
      sua duvida é a  DCFTweb? 

YG
    🌱
    🌱 0 pts
     No caso de pessoa física seria necessário o envio da DCTFweb? 
    ER
    🌱
    🌱 6 pts
     sim, precisa, É  dentro da DCFTweb que você vai emitir a guia da contribuição previdenciária 

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.