(sem título)

CO
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde!

Alguém poderia me informar qual é a tributação na contratação de um motorista autônomo?

Obrigada

3 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Carina, boa noite.
    Não sei se compreendi sua dúvida. Refere-se a contratar um motorista particular?
    Os impostos nesse caso, sao: IR, INSS, FGTS. Caso nao seja essa a questão, reformule a pergunta por gentileza.
    Espero ter ajudado

CO
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, boa tarde

Me refiro uma empresa contratar um motorista autônomo para realizar serviços de transportador. No caso ele não seria registrado como empregado e sim prestaria um serviço como autônomo para prestar serviços de transporte.

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Carina Nunes Oliveira boa noite.
    Nessa situação, a empresa é responsável por recolher alguns impostos. O primeiro é a contribuição previdenciária (INSS), que incide sobre 20% do valor bruto do serviço prestado pelo motorista. Além disso, a empresa deve reter o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), que é calculado sobre 10% do rendimento bruto do motorista autônomo.

Outras contribuições importantes são para o SEST/SENAT, que são calculadas sobre 20% do valor bruto do serviço prestado. Dependendo do município onde o serviço é realizado, pode haver também a incidência do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.