Olá Carina, boa noite.
Não sei se compreendi sua dúvida. Refere-se a contratar um motorista particular?
Os impostos nesse caso, sao: IR, INSS, FGTS. Caso nao seja essa a questão, reformule a pergunta por gentileza.
Espero ter ajudado
(sem título)
Boa tarde!
Alguém poderia me informar qual é a tributação na contratação de um motorista autônomo?
Obrigada
Respostas da Comunidade (3)
Olá, boa tarde
Me refiro uma empresa contratar um motorista autônomo para realizar serviços de transportador. No caso ele não seria registrado como empregado e sim prestaria um serviço como autônomo para prestar serviços de transporte.
@Carina Nunes Oliveira boa noite.
Nessa situação, a empresa é responsável por recolher alguns impostos. O primeiro é a contribuição previdenciária (INSS), que incide sobre 20% do valor bruto do serviço prestado pelo motorista. Além disso, a empresa deve reter o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), que é calculado sobre 10% do rendimento bruto do motorista autônomo.
Outras contribuições importantes são para o SEST/SENAT, que são calculadas sobre 20% do valor bruto do serviço prestado. Dependendo do município onde o serviço é realizado, pode haver também a incidência do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.