Pró-labore

JF
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, boa noite pessoal!

Eu vou começar a fazer uma empresa do Simples Nacional e estou com dúvida a respeito de como fazer o pró-labore.

Nunca trabalhei com DP, gostaria de saber o que eu tenho que fazer e se tem alguma aula aqui que fazer sobre o pró-labore.

Desde já agradeço

3 respostas5 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Juliana, boa noite.

Para definir o pró-labore na sua empresa do Simples Nacional, você precisa seguir alguns passos essenciais:

Defina o valor do pró-labore com base na função desempenhada pelo sócio ou titular, considerando também o mercado e as responsabilidades.

Registre o valor do pró-labore na contabilidade da empresa como despesa operacional e pague regularmente ao sócio ou titular.

Calcule os impostos incidentes sobre o pró-labore, como o INSS e o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), e faça os recolhimentos necessários.

Certifique-se de realizar o registro do pró-labore no eSocial, plataforma utilizada para registros trabalhistas e previdenciários.

Espero ter ajudado!

JF
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, boa tarde Edilene!

A empresa foi aberta neste mês e ainda não possui faturamento, só há pró- labore quando a empresa passar a ter faturamento correto? Neste caso, devo fazer algo no eSocial?

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Juliana Aparecida Pereira Figueiredo Mesmo que a empresa ainda não tenha faturamento, é possível pagar pró-labore aos sócios-administradores de pelo menos um salário mínimo.
    Se a empresa não possui funcionários e caso ainda não queira está pagando pró-labore, você deve informar ao eSocial que a empresa está "sem movimento". Isso evita multas e penalidades por omissão de informações.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.