Olá Helida, bom dia.
Fico feliz que esteja gostando das aulas!
A alíquota do RAT (Risco Ambiental do Trabalho) é realmente de 1%, 2% ou 3%, dependendo do grau de risco da atividade da empresa. O que pode ter causado a confusão é a aplicação do FAP, que pode ajustar a alíquota do RAT. O FAP varia de 0,5 a 2, e quando aplicado, pode aumentar ou diminuir a alíquota do RAT. Por exemplo, se uma empresa tem um RAT de 2% e um FAP de 2, a alíquota ajustada seria 4% (2% x 2).
Quanto aos graus de risco na segurança do trabalho, eles são classificados em níveis 1, 2, 3 e 4, mas isso se refere ao dimensionamento do SESMT e não diretamente ao RAT.
Espero ter ajudado
RAT
Gostaria de esclarecer uma duvida com a Professora Alifran, sou nova por aqui e me disseram que as duvidas serão respondidas por aqui. Na aula de Departamento Pessoal - Primeiros passos Parametrização, na segunda, aula de RAT é mencionado que a alíquota de RAT seria 1% leve, 2% médio e 3% e 4% grave, entretanto não vi na instrução normativa nenhuma menção para a contribuição de 4%, apenas 1, 2 e 3%. E fiquei confusa, esse 4% a que se refere, não seria aos graus de risco na segurança do trabalho? Já que esse sim teria o grau de risco para as atividades em níveis 1 , 2 , 3 e 4.
Agora se de fato existe essa contribuição de RAT de 4% onde fala sobre ela, não encontrei, e ainda não tinha conhecimento sobre, desde já agradeço. E ja aproveito para dizer, que tenho adorado as aulas da Alifran.
Respostas da Comunidade (3)
Obrigada pelo retorno e por sanar minha duvida, se puder da uma olhadinha nesta aula, e se for o caso solicitar a correção, porque nesta aula ainda não se fala sobre o FAP, só nas próximas, e considera a alíquota de RAT de 4%. Desde já agradeço novamente.

Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.