Reclamatória Trabalhista - antes 1º Outubro de 2023

TG
    🌱
    Thiago Gomes
    🌱 0 pts

Olá boa tarde, colegas.

Estou com uma dúvida sobre qual código utilizar para emitir o GPS em uma reclamação trabalhista que foi transitado em julgado em 13/07/2023.

O ex-funcionário não era empregado doméstico, mas sim recepcionista. A juíza determinou que o pagamento do GPS seja feito sobre as verbas salariais do acordo, valores esse que já apuramos.

Minha dúvida é qual código devo usar para gerar esse GPS, já que o código 1708 da GPS é destinado a reclamatórias trabalhistas de empregados domésticos?

Aguardo retorno, obrigado !

3 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Thiago, tudo bem?

Atualmente, as reclamatórias trabalhistas, não são mais informadas através do GPS (Guia da Previdência Social). Essas informações agora são registradas diretamente no e-Social, através do evento S-2500 — Processo Trabalhista.

Para compreender melhor esse assunto e esclarecer todas as dúvidas, vou deixar os links das aulas. Elas foram preparadas para fornecer uma explicação detalhada e completa sobre esse tema.

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/137981-departamento-pessoal-na-pratica/3227668-s-2500-processo-trabalhista

Videoaulas Processos Trabalhistas

Espero ter ajudado.

TG
    🌱
    Thiago Gomes
    🌱 0 pts

Mesmo sendo uma decisão de 13/07/2023 ?

Pois pelo que eu entendi das aulas antes de 01/10/2023 seria no procedimento antigo, sendo assim, geral as guias de GPS pelo SAL - Sistema de Acréscimos.

TO
    🌱
    🌱 6 pts

@Thiago Gomes Ação trabalhista desde 2022, seja doméstico ou de CNPJ é pelo e-social. Vai lançar a informação no S2500 e S2501 para gerar o DARF de INSS no DCTFWEB com código 6092.

Base legal: Instrução Normativa RFB nº 2.147/2023 - DOU - Edição Extra de 30.06.2023 e manual e-social.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.