Salario mínimo Nacional X Salario Convenção Coletiva

NS
    🌱
    🌱 0 pts

Estou com a seguinte duvida:

Se o funcionário receber mais que um salario mínimo nacional (salario da convenção coletiva) a empresa precisa efetuar o aumento proporcional (do salario mínimo nacional)ao salario atual do empregado? Acho que não né? Alguém teria a base legal por favor

E se o salario do funcionário for menor do que o salario mínimo, ex: Salário da convenção 1.509,60 salario mínimo nacional 1.518 , neste caso eu passo o valor de 1.509,60 para 1.518?

Porque considerando a CLT o salario nao pode ser menor do que o minimo

Estou correta no raciocinio?

#DEPARTAMENTO PESSOAL#Sindicato #CLT ATUALIZADA#Piso Salarial

3 respostas4 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

MN
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Natalia, boa tarde.

O salário mínimo é a base para o país todo, então se a convenção coletiva já garante um valor maior, não deve ter alterações até que seja publicada a nova convenção coletiva; se a convenção tem piso menor, deve ser corrigido.

Espero ter ajudado.

CN
    🌱
    Camila N
    🌱 0 pts
    então, mesmo com o aumento do salário mínimo, o que torna o valor maior que R$1509,00, até que ocorra a conversão coletiva o salário do colaborador será de R$1509?
    MN
    🌱
    🌱 0 pts

Olá @Camila N, bom dia.

Se o salário da convenção coletiva é menor que o salário mínimo, esse salário deve ser corrigido para o mínimo, pois não se deve pagar menos que o salário mínimo.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.