Teto do INSS

VL
    🌱
    🌱 68 pts

Bom dia!

Estou com um dúvida em relação a essa cliente, o teto do INSS esse ano é 8157,41 essa cliente tem 2 vínculos trabalha em duas prefeituras.

Minha dúvida é somando o valor bruto encontrei o valor de 9009,32 nesse caso estaria recolhendo a mais, só que no contracheque não encontrei esse desconto e também não sei se seria sobre o valor bruto nesse caso gostaria que verificasse e se realmente estiver recolhendo a mais, o que fazer nesse caso só apresentar os contracheques para a as prefeituras?

3 respostas7 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Viviane, tudo bem?

Nos contracheques enviados, não consta o desconto de INSS. Recomendo que verifique com a fonte pagadora (a prefeitura) se já foi feito o procedimento de declaração de múltiplos vínculos. Isso pode explicar a ausência do desconto, caso o outro vínculo já esteja recolhendo até o limite do teto previdenciário.

Espero ter ajudado.

VL
    🌱
    🌱 68 pts

Entendi, vou verificar!

Mas meu raciocínio sobre o teto está correto?

Seria dessa forma, se ela recebe mais de 8157,00 mensais tem que verificar se não está recolhendo mais que o teto?

TO
    🌱
    🌱 6 pts

@Viviane Godoi De Lima Lopes Sim, seu raciocínio está correto. Quando a remuneração mensal passa de R$ 8.157,00, é necessário verificar se a contribuição ao INSS não está ultrapassando o teto. O cálculo da contribuição é feito por faixas salariais e, mesmo que o salário seja maior, o valor máximo a ser descontado é limitado ao teto da contribuição, que em 2025 é de aproximadamente R$ 951,62. O que excede esse valor não deve ser recolhido.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.