Alternativa correta: D
(D) poderá conceder, por uma vez, a prorrogação de mais 15 dias úteis, se lhe for apresentado um motivo justificado.
O contador "X" foi nomeado para atuar como perito contábil em âmbito judicial. O juiz "Y" definiu o prazo para entrega do laudo em 30 dias úteis.
Apesar da pronta aceitação do contador "X", ao longo do exercício da função nesse caso, uma série de dificuldades técnicas fez com que o prazo inicialmente disposto para a entrega do laudo se mostrasse inviável. Assim, o contador "X" solicitou a prorrogação do prazo ao juiz "Y".
De acordo com o Novo Código de Processo Civil (CPC/2015), é correto afirmar que o juiz "Y"
(A) poderá conceder, por uma vez, a prorrogação de mais 30 dias úteis, se lhe for apresentado um motivo justificado.
(B) poderá conceder, por uma vez, a prorrogação de mais 15 dias úteis, se lhe for apresentado um motivo justificado.
(C) deverá conceder, por uma vez, a prorrogação de mais 30 dias úteis, se lhe for apresentado um motivo justificado.
(D) poderá conceder, por uma vez, a prorrogação de mais 15 dias úteis, se lhe for apresentado um motivo justificado.
Alternativa correta: D
No correção ao vivo, disse que era a letra A.
Na opnião do professor, qual é a letra correta A ou D?
Professor(a), tudo bem?
Estou analisando a Questão 50 do CFC 2026.1 e acredito que exista possibilidade de recurso pela forma como a redação foi construída.
A questão trata da prorrogação do prazo do perito judicial e mistura:
limite legal da prorrogação;
necessidade de justificativa;
e discricionariedade do juiz.
Na minha interpretação, a redação acabou permitindo dúvida sobre:
possibilidade jurídica da prorrogação;
versus obrigação automática de concessão.
Além disso, o uso da expressão “poderá conceder” associado às demais condições previstas no enunciado deixou a questão um pouco interpretativa quanto à atuação do magistrado no CPC.
Vocês entendem que existe margem real para recurso/anulação nessa questão ou a FGV deve manter o entendimento literal do dispositivo legal?
Também gostaria de saber, pois fiz 25 acertos contando com essa que era letra A e tinha acertado, mas no final o professor alterou. Poderia verificar, por gentileza e nos informar o porquê da alteração?
Estou na mesma situação da colega, a minha seria a 25 com essa sendo a alternativa A.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.