CNAE para Dropshipping nacional

RL
    🌱
    🌱 0 pts

Gente, quero criar uma MEI para fazer dropshipping nacional. Qual o CNAE ideal?

Não preciso ter folha de pagamento não, né? Farei a prova do CRC ano que vem(estou no 3° ano da faculdade). Precisa de CRC para ser MEI?

Trabalho como auxiliar contábil jr. e quero abrir um MEI. Pelo o que eu vi, posso ter cnpj mesmo trabalhando clt. Procede?

Quero fazer dropshipping pelo Mercado Livre. Qual sistema de geração de nota vocês indicam para automatizar o processo?

4 respostas4 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Rafael, bom dia.
    O Cnae a ser utilizado depende do produto que você irá vender. S você pretende vender roupas por dropshipping, por exemplo, deve escolher o CNAE 4781-4/00, que se refere ao comércio varejista de artigos de vestuário. Para saber qual é o CNAE do seu negócio, use o sistema de busca da CONCLA (Comissão Nacional de Classificação) oferecido pelo IBGE. É só procurar pela atividade econômica para encontrar o respectivo código.

1. Como MEI, você pode contratar até um funcionário, mas não é obrigatório ter folha de pagamento se não contratar ninguém.

2. Não é necessário ter registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) para ser MEI. O CRC é exigido para exercer a profissão de contador, mas não para abrir uma MEI.

3. Você pode ter um CNPJ mesmo trabalhando sob o regime CLT. Não há nenhuma legislação que impeça um trabalhador CLT de abrir e gerenciar uma empresa.

4. Para automatizar a emissão de notas fiscais no Mercado Livre, você pode usar o emissor de NF-e integrado do Mercado Livre. Ele permite emitir notas fiscais diretamente pela plataforma, facilitando a gestão e economizando tempo ou caso se interesse por outro que permite um controle financeiro, o Bling é um boa opção.

Site do concla https://concla.ibge.gov.br/busca-online-cnae.html

Espero ter ajudado

RL
    🌱
    🌱 0 pts

@Edilene Ribeiro MEI não é obrigado a ter contabilidade, certo? Mas eu quero ter. Qual sistema você indica? No caso, para ter contabilidade precisaria ter o CRC?

Outra dúvida: Caso desenquadre do MEI, ainda posso continuar trabalhando CLT ou só MEI pode trabalhar CLT junto?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.