CNAE para Dropshipping nacional

RL
    🌱
    🌱 0 pts

Gente, quero criar uma MEI para fazer dropshipping nacional. Qual o CNAE ideal?

Não preciso ter folha de pagamento não, né? Farei a prova do CRC ano que vem(estou no 3° ano da faculdade). Precisa de CRC para ser MEI?

Trabalho como auxiliar contábil jr. e quero abrir um MEI. Pelo o que eu vi, posso ter cnpj mesmo trabalhando clt. Procede?

Quero fazer dropshipping pelo Mercado Livre. Qual sistema de geração de nota vocês indicam para automatizar o processo?

4 respostas4 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Rafael, bom dia.
    O Cnae a ser utilizado depende do produto que você irá vender. S você pretende vender roupas por dropshipping, por exemplo, deve escolher o CNAE 4781-4/00, que se refere ao comércio varejista de artigos de vestuário. Para saber qual é o CNAE do seu negócio, use o sistema de busca da CONCLA (Comissão Nacional de Classificação) oferecido pelo IBGE. É só procurar pela atividade econômica para encontrar o respectivo código.

1. Como MEI, você pode contratar até um funcionário, mas não é obrigatório ter folha de pagamento se não contratar ninguém.

2. Não é necessário ter registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) para ser MEI. O CRC é exigido para exercer a profissão de contador, mas não para abrir uma MEI.

3. Você pode ter um CNPJ mesmo trabalhando sob o regime CLT. Não há nenhuma legislação que impeça um trabalhador CLT de abrir e gerenciar uma empresa.

4. Para automatizar a emissão de notas fiscais no Mercado Livre, você pode usar o emissor de NF-e integrado do Mercado Livre. Ele permite emitir notas fiscais diretamente pela plataforma, facilitando a gestão e economizando tempo ou caso se interesse por outro que permite um controle financeiro, o Bling é um boa opção.

Site do concla https://concla.ibge.gov.br/busca-online-cnae.html

Espero ter ajudado

RL
    🌱
    🌱 0 pts